Glaucione participa de discussão da Câmara Setorial do café
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante reunião realizada nesta sexta-feira (22/02), no auditório da Câmara Municipal de Cacoal, estabeleceu-se uma parceria técnica para reativar a Câmara Setorial do Café em Rondônia. Na oportunidade foi decidido que Cacoal enviará dois representantes para Câmara do Café do Estado, sendo um cafeicultor e um representante do setor empresarial.
De acordo com a deputada Glaucione,Rodrigues (PSDC), Rondônia destaca-se pela sua aptidão para cultivo do café Conilon em regime de agricultura familiar. “É preciso que haja harmonização da cadeia produtiva para o aumento da produção de café no Estado. Quem ganha é o consumidor que vai ter mais café de qualidade. “Queremos que Cacoal volte a ser chamada de Capital do Café. Consegui garantir no orçamento deste ano, através de Emenda Coletiva, R$ 4 milhões para a cadeia produtiva do café para implantação de agroindústrias” frisou a parlamentar.
De acordo com o assessor técnico da SEAGRI, Aparecido Filipino Neves, na próxima reunião, o secretário de Agricultura Evandro Padovani, falará detalhadamente sobre questões da Lei 2030 que institui o Procafé e cria o Funcafé, dentre outros assuntos referentes à cadeia produtiva do café. A ideia principal é estimular os produtores que trabalham com a cafeicultura e fortalecer a lavoura cafeeira.
A Câmara Setorial do café, de acordo com Valterlins, será o elo de integração entre produtores, cooperativas, associações, sindicatos, a indústria de café, o varejo, supermercadistas, consumidores e governo. “Vamos integrar num esforço comum a reativação da Câmara Setorial e fazer de Rondônia a Capital do Café” frisou.
O encontro contou a presença da deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC), deputado federal Nilton Capixaba (PTB), vereadores Bruno Trevizani, Mão, Fúria, Valter Pires, o superintendente Federal de Agricultura de Agricultura, no Estado, José ValterlinsCalaça, assessor técnico da SEAGRI, Aparecido Filipino Neves, representantes da Ceplac, Emater, cooperativas, maquinistas e produtores rurais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!