Diretoria da OAB/RO deflagra campanha em favor de chapa da situação em total afronta a legislação

Diretoria da OAB/RO deflagra campanha em favor de chapa da situação em total afronta a legislação

Diretoria da OAB/RO deflagra campanha em favor de chapa da situação em total afronta a legislação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Desde a edição do Provimento nº 146 de 2011 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, cujo relator foi o Conselheiro Federal Orestes Muniz, as chapas dos advogados das seccionais brasileiras que pretendam concorrer às eleições da entidade devem respeitar algumas regras eleitorais.
O regramento eleitoral da OAB segue basicamente as mesmas diretrizes da Lei Federal 9.504/97 utilizada para as eleições gerais e municipais, sendo que os candidatos e chapas concorrentes devem obedecer a essas condutas de campanha, sob pena de sofrer processos por infração ética disciplinar no âmbito institucional, além de impugnação das chapas.
Todavia, na seccional de Rondônia ao que parece tanto o Conselheiro Federal Orestes Muniz (relator da matéria), quanto os demais membros da diretoria estão fazendo vista grossa à legislação eleitoral, pois mesmo sem estar a chapa situacionista devidamente registrada (com todos seus membros, além do Presidente Ivan Machiaveli e Vice-presidente Zênia Cernov), a OAB Rondônia iniciou a utilização do uso da máquina institucional em favor dos candidatos apoiados pela atual diretoria.
Essa situação começa a ficar clara, até para os leigos e cidadãos comuns, com a visita do atual presidente nacional da entidade Ophir Cavalcante, que está sendo anunciada para o próximo dia 05 de Outubro (sexta-feira), onde a atual diretoria tem feito maciça divulgação pelos meios de comunicação, tanto no site da própria Instituição (veja aqui http://oab-ro.org.br/?conteudo=noticiasmostra&cod=863) como nos demais sites de Rondônia em que a mesma notícia foi repassada e publicada.
Enquanto os advogados oposicionistas tentam a muito custo conseguir a lista atualizada com os dados dos advogados rondonienses, a chapa da situação vem se beneficiando com convites para os eventos da chapa encabeçada por Ivan e Zênia, feitos a partir de telefonemas das servidoras da OAB/RO, envio de sms e emails e, agora sob a justificativa de visita oficial do presidente Ophir, os candidatos Ivan e Zênia estão tirando proveito eleitoral, pois, enquanto candidatos e atuais diretores da OAB Rondônia, por certo serão muito lembrados e homenageados quando dos discursos nos “encontros” que os advogados das cidades de Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes e Porto Velho terão com o presidente Ophir Cavalcante.
Essas condutas são vedadas e estão definitivamente proibidas pelo provimento 146/2011 que é de conhecimento do conselheiro federal Orestes Muniz, que possivelmente integrará a chapa da situação, tentando a reeleição ao lado de Ivan Machiaveli, Zenia Cernov e o atual presidente Hélio Vieira que será candidato ao Conselheiro Federal.
Ainda que seja direito dos atuais membros da OAB/RO tentarem continuar na direção da entidade, é de se lamentar a tentativa de obter vantagem no pleito eleitoral de uma Instituição tão respeitada como a OAB a partir de métodos poucos democráticos, até porque os próprios advogados e a sociedade em geral abominam esses mesmos métodos quando utilizado pelos políticos de carreira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS