O Plano de Governo para a Juventude da Coligação Juntos Para Fazer Mais liderada pelos candidatos Fátima Cleide (PT) e Miguel de Souza (PR) acaba de ser consolidado pela Secretaria de Juventude do PT. O Plano foi lançado no dia 13 de agosto na sede do Partido dos Trabalhadores com a presença do Secretário Nacional da Juventude do PT, Jefferson Lima, e de vários vereadores da coligação com a assinatura de uma carta compromisso.
A atividade contou com a participação de mais de 100 pessoas, a maioria jovens, que passaram a entender a importância do segmento da juventude neste processo eleitoral (38% da população) e a importância que Fátima Cleide teve para as bandeiras da juventude brasileira. O evento foi animado, sem delongas cansativas, e contou com diversas atividades paralelas como cadastramento de jovens para na Fanpage (www.facebook.com/FatimaCleidePrefeita), filiação, mural participativo, bandeiraço, gravações de vídeo, distribuição de material e navegação na internet.
13 Pontos Para a Juventude
“A construção do Plano de Governo para a Juventude foi um processo pedagógico de pesquisa e elaboração participativa muito rico e se desenvolveu entre maio e julho, tendo como produto um documento sólido e detalhado que foi compilado em 13 pontos para divulgação para sociedade”, explica o Secretário Estadual do PT, Diego Gimenez.
A proposta contou com grande adesão dos vereadores, que mobilizaram seus jovens e, muito além disso, se comprometeram com as pautas reivindicadas assinando o Pacto pela Juventude, que se trata de uma série de propostas de envolvimento direto com a pauta se eleitos. “A participação e envolvimento de todos e todas mostrou o amadurecimento do PT e sua militância frente à pauta da Juventude, acompanhando a linha estratégica macro do PT Nacional de renovação geracional dos quadros e de avanço do nosso projeto político na sociedade”, afirmou a candidata Fátima Cleide.
A Juventude do PT além de fortalecer as atividades macro estará desenvolvendo outras atividades com o intento de fortalecer as frentes de trabalho da campanha majoritária como panfletaço, pit stops, banderiaço, caminhadas e reumícios.
13 Motivos para a Juventude votar em Fátima
1. Garantia de Políticas Públicas Específicas:: Ser jovem é uma condição de vida e para termos nossos direitos reconhecidos e melhorar nossa condição de vida precisamos de uma política pública específica voltada para juventude que garanta o FORTALECIMENTO DA COORDENADORIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE e a manutenção e CRIAÇÃO DE NOVAS CASAS DA JUVENTUDE.
2. Políticas Públicas integradas:: Os jovens devem ser tratados como um assunto estratégico por toda a Prefeitura devendo ser priorizado por todos outros setores como EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO e MOBILIDADE URBANA.
3. Participação Política:: Os jovens devem participar das decisões de seus destinos, por isso deve ser implantado o CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE E AS CONFERÊNCIAS DE JUVENTUDE para criar e desenvolver um PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE.
4. Educação:: PROMOVER EDUCAÇÃO INTEGRAL em seu sistema de ensino. AMPLIAR CURSOS PREPARATÓRIOS para vestibulares, concursos e ampliação do acesso ao ensino superior. Formar jovens educadores sociais para FORTALECER OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO no campo e na cidade proporcionando protagonismo juvenil com geração de renda. Criar e revitalizar ESTRUTURAS EDUCATIVAS dentro e fora das escolas como laboratórios de informática, audiovisual e bibliotecas atualizadas.
5. Meio Ambiente:: Incentivar a organização da juventude onde ela vive e atua para propor agendas de desenvolvimento sustentável comunitário, na cidade e no campo, formando AGENTES JOVENS AMBIENTAIS, criando COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NAS ESCOLAS-COM VIDAS e Conselhos Comunitários de Meio Ambiente.
6. Reinserção Social:: CRIAR PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL dos jovens em conflito com a lei para diminuir a criminalidade, com assessoramento jurídico popular integrados ao incentivo e orientação dos jovens e sua família para se voltarem aos estudos e ao trabalho descente.
7. Trabalho e Renda:: AMPLIAR E FORTALECER a qualificação profissional e para cidadania, bem como o PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO, criando mecanismo para os jovens continuarem os estudos e entrarem no mundo do trabalho através do SINE MUNICIPAL, da iniciativa privada e dos poderes públicos. Apoiar o empreendedorismo e cooperativismo juvenil para geração de renda e autonomia.
8. Saúde:: Ampliar programas de PREVENÇÃO EM SAÚDE aos jovens, diminuindo o uso de Drogas e a gravidez precoce em adolescentes e jovens. Fortalecer o SISTEMA DE TRATAMENTO individual e familiar para jovens dependentes químicos, trabalhando sua reinserção social e orientação vocacional.
9. Esporte:: Criar e expandir no campo e na cidade os espaços e EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE ESPORTE garantindo sua manutenção e dando vida a eles com a promoção de eventos e atividades de práticas esportivas. FORTALECER AS ASSOCIAÇÕES esportivas e comunitárias para fomentar a prática desportiva, articulando o Programa Bolsa Atleta para dar oportunidade aos jovens.
10. Lazer:: Criar novos espaços de lazer e revitalizar os já existentes para que os jovens possam se encontrar e divertir com sua tribo. CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE PRAÇAS DAS JUVENTUDES com promoção e incentivo a eventos de integração das juventudes.
11. Cultura:: ESTRUTURAR PONTOS DE CULTURA dotadas de equipamentos e instrumentos necessários para a produção artística e cultural juvenil que valorizem a identidade regional, promovendo cursos e oficinas para a produção e promoção dos artistas jovens. Criar o Programa CULTURA NA PRAÇA e realizar FESTIVAL CULTURAL DA JUVENTUDE em parceria com as escolas, escolas de música, movimentos artísticos e culturais.
12. Inclusão digital:: Ampliar o Programa Porto Velho Digital, dando ACESSO GRATUITO À INTERNET em espaços públicos e para jovens de baixa renda, criando NOVOS TELECENTROS comunitários e expandindo o programa às escolas, incentivando o uso constante dos laboratórios de informática com jovens capacitados para serem AGENTES DE INCLUSÃO DIGITAL.
13. Comunicação:: Articular canais de COMUNICAÇÃO PARA OS JOVENS e movimentos juvenis da cidade e do campo dando condições para que pratiquem a COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA VIA INTERNET,RADIO, TV e IMPRESSO com temas educativos e de seu grupo de interesse.