As propostas de governo de Mario Sergio (PMN) candidato a prefeito de Porto velho pela coligação “Porto Velho é a gente que faz” estão sendo muito comentadas entre as comunidades por onde passa, principalmente nos bairros mais distantes e que carecem de uma atenção especial, como os das Zonas Leste Sul da cidade.
Foi numa visita à casa de dona Martha, moradora do bairro Jardim Santana que o Candidato a prefeito Mario Sergio falou sobre a importância de implantar o período integral nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “Esse sistema é um modelo dos Estados Unidos, onde vários Estados do país já implantaram e tem tido sucesso. A criança, pela manhã, estuda e à tarde participar de atividades esportivas e culturais. No meu ponto de vista, é melhor está no colégio ao invés de estar na rua, sendo presa fácil para traficantes e aliciadores de menores, sem falar que esse sistema trará tranquilidade aos pais, principalmente aqueles que ficam muito tempo fora de casa, no trabalho”, explicou.
Segundo o candidato, o município possui escolas suficientes para atender a demanda. Em 2004 eram apenas 38 estabelecimentos de ensino para atender os estudantes da área urbana. Esse número saltou para 60, quase uma escola em cada bairro, que hoje chega a 72 bairros. “Não vou prometer que em minha administração construirei mais colégios, mesmo sabendo que dinheiro gasto na educação é bem investido, porque constrói o futuro de nossas crianças, mas é que desde 2011 está acontecendo o reordenamento das séries finais do ensino fundamental para a Rede Estadual de Ensino, ficando o município responsável pelas séries iniciais, mas se preciso for, novos estabelecimentos de ensino serão construídos”, disse o candidato, afirmando a manutenção da merenda escolar e a distribuição gratuita de uniformes. “Não é só porque somos de outro partido que vamos mudar tudo, pelo contrário, em nossa gestão vamos dar continuidade aos serviços da Prefeitura que funcionam e melhorar cada vez mais”, tranquilizou os pais.
O candidato a prefeito falou ainda que a Prefeitura gasta por ano cerca de R$ 2 milhões na confecção de uniformes escolares e apresentou proposta que vai gerar economia e investimento na área da educação. “As invés de gastar essa quantia pagando empresas, que muitas vezes nem é do Estado, nossa intenção é que a farda dos estudantes seja confeccionada utilizando a mão de obra carcerária. A prefeitura vai economizar e investir esse valor no setor e ainda ajudar na ressocialização de detentos. Medidas simples e que surtem efeito positivo”, argumentou.
Os moradores elogiaram as ideias do candidato a prefeito. “A Prefeitura de Porto Velho precisa de um representante com o Mario Sergio, que tem visão administrativa. Vimos que as ideias dele são simples, mas que tem fundamento. Mario Sergio não fala em promessas, mostra os problemas e diz como solucionar”, declarou Tereza Damasceno, moradora antiga do Jardim Santana.