Mario Português debate plano de governo com professores da UNIR

Mario Português debate plano de governo com professores da UNIR

Mario Português debate plano de governo com professores da UNIR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O encontro entre o candidato a prefeito, Mario Português (PPS), e os professores da universidade aconteceu através do Sintunir – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Unir. A reunião, marcada para durar 30 minutos, ultrapassou duas horas. Mario empolgou os presentes ao apresentar seu programa de governo. As soluções apresentadas para os principais problemas de Porto Velho agradaram a classe que também sugeriu planos de ações.
Educação foi um dos temas mais discutidos. Falta de estrutura de escolas, qualidade do ensino, qualificação profissional e recursos foram alguns dos assuntos debatidos. Segundo a presidente do Sintunir, Lucia Mendes, a falta de valorização profissional compromete a qualidade do ensino. “O professor precisa fazer jornada dupla, geralmente em escola pública e particular. Isso sobrecarrega o profissional que acaba atuando de maneira diferente e o estudante da escola pública, quase sempre, sai perdendo”.
Mario Português ouviu atentamente o apelo da classe, ressaltou que esses casos acontecem por falta de investimento no profissional e exemplificou. “Fui procurado essa semana por um servidor da saúde, ele trabalha no SAMU. Esse senhor me disse que há oito anos recebia cerca de 800 reais e que hoje seu salário não chega a 700. É inadmissível”. Mario ouviu e concordou que a falta de investimento no profissional tem como conseqüência a queda na qualidade do ensino e no aprendizado das crianças e jovens.
O presidente do Diretório Central dos Estudantes, Rafael Rodrigues, também participou do encontro e fez questão de colaborar com idéias para ajudar a solucionar o problema do transporte coletivo. Rafael criticou a quantidade de ônibus que circulam até o campus, localizado na BR 364; reclamou da falta de qualidade dos veículos e do preço da passagem. “Pagamos a passagem mais cara do país, se compararmos o tamanho da cidade com outras capitais e a qualidade do serviço que é oferecido. Ainda falam em aumentar a tarifa, mas não pensam em melhorar o serviço”.
Mario Português garantiu aos presentes que o transporte coletivo sofrerá um choque de qualidade. Informou também que recusou ajuda na campanha justamente para ter ainda mais credibilidade para cobrar melhorias após eleito. “Já estou conversando com as empresas de ônibus. Quero saber o que eles podem fazer para Porto Velho e pelo nosso povo, já que Porto Velho tem feito tanto por eles. Porto Velho vai mudar, o transporte público vai melhorar”.
Prevenção e combate ao uso de drogas, principalmente entre os jovens, também foi outro assunto debatido. A professora Lucia Mendes manifestou a preocupação com essa parcela da sociedade e expôs a falta de opção de lazer e cultura na cidade. “O que a cidade oferece hoje além do shopping? O jovem acaba gastando energias nas casas noturnas, na bebida, nas ruas e isso gera graves conseqüências para as famílias e sociedade”.
Mario Português acredita que educação é um das formas para lidar com o problema. “Educação nada mais é que prevenção. E como a gente previne isso? Com espaço de lazer, com atividades culturais, com centros comunitários que ofereçam programações atrativas para os jovens, e claro, conversando, discutindo e ensinando qual o caminho certo”. O candidato ainda disse que a prevenção gera economia ao poder público, principalmente na área de saúde e segurança.
Ao final do encontro Mario Português agradeceu a oportunidade de mostrar seu projeto de mudança para Porto Velho, a colaboração e o interesse dos professores. Mario disse ainda que vai precisar, e muito, dos professores durante sua gestão. “Quero poder trabalhar junto com vocês, com orientações, sugestões e projetos que beneficiem não apenas a classe estudantil, mas o município como um todo”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS