ALE - Um legado de mediocridade - Por Valdemir Caldas

ALE – Um legado de mediocridade - Por Valdemir Caldas

ALE - Um legado de mediocridade  - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Assembléia Legislativa de Rondônia fechou o ano de 2011 deixando aos rondonienses um legado de mediocridade, escândalos e repugnância. Foi, sem dúvida, uma das mais amargas heranças deixadas à sociedade nos últimos tempos.
Há um constrangimento público, que os parlamentares, com raras exceções, não se deram conta e contribuem para desmoralizar esse espaço, de importância fundamental à modernização da democracia.
A alternativa que melhor se aplica, para revitalizar a Assembléia Legislativa, residente, principalmente, fora do Parlamento, qual seja a fiscalização por parte da sociedade. Somente ela pode assegurar mudanças na forma de conduta de legisladores.
Entretanto, para que essa participação se realize, com maior visibilidade, é preciso que os poderes constituídos neste País ampliem os mecanismos de transparência. Ainda há uma grande faixa de ação no Executivo, no Legislativo e no Judiciário que ignora a exigência de ser transparente.
Erra, pois, o presidente da ALE em exercício, deputado José Hermínio Coelho, quando pensa que vai mudar a face deformada daquele poder com a simples exoneração de pessoas nomeadas pelo seu antecessor. É preciso ir mais além. A penúria moral na qual está mergulhada aquela casa exige muito mais que a degola sumária de meia dúzia de cabos eleitorais.
Infelizmente, há setores de comando que insistem em se comportar como donos do espaço político e tomam decisões que ferem frontalmente os princípios fundamentais da administração pública. Desgraçadamente, grande parte dos que compõem a ALE segue essa orientação.
Estamos às vésperas de iniciar um novo período legislativo. Cabe aos que se dizem comprometidos com a moralização daquela casa, levar a ALE a enfrentar o desafio de superar a péssima imagem construída.
A população rondoniense está diante de um perigoso caminho que é perder a credibilidade naqueles que a representa. É o que vem, a cada ano, acontecendo. O saldo atual não poderia ser pior. Comportaram-se, muitos dos que ali têm assento, de forma medíocre e escandalosa.
Eles, por si sós, se destruíram. Mas não arrastaram à lama apenas um punhado de pessoas. Pelo contrário, arrastaram, também, o estado. Envergonharam a população, ajudaram a alimentar o dragão da corrupção e a desgastar a imagem de Rondônia mundo a fora. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS