O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD) confirmou que na próxima terça-feira (29), vai ser colocada em pauta o veto do governador Confúcio Moura (PMDB) ao projeto que permite que as Organizações Sociais possam ser contratadas para gerenciar a saúde em Rondônia.
“Na prática, o Governo quer ter a autorização para repassar as OS o gerenciamento de unidades estaduais de saúde. Nesta semana, durante reunião com servidores da Saúde confirmei a data para a matéria entrar em pauta e ser votada em plenário”, disse Hermínio.
O parlamentar é crítico do projeto de terceirização defendido pelo Governo, e chegou a convocar audiência pública para discutir o tema na Assembleia, quando o secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires, anunciou a retirada do projeto da Casa para posterior análise.
“Mas, ele não cumpriu a promessa e o Governo manteve o projeto. Agora, a base governista quer aprová-lo às pressas. Deveria ser enterrado esse projeto duma vez. Essa terceirização, no meu entendimento, seria uma falcatrua, pela falta de mecanismos de controle”, declarou.
Coelho disse acreditar que os parlamentares irão se posicionar contrários ao desejo do Estado de estabelecer as OS como gestoras da saúde. “Espero, sinceramente, que os parlamentares se posicionem favoráveis ao povo, à população sofrida e que precisa de atendimento no sistema público de saúde. Terceirizar, só vai melhorar para quem quer desviar recursos da saúde”, finalizou.