O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) apresentou requerimento solicitando a realização de audiência pública, para debater os problemas que vem ocorrendo junto a Universidade Federal de Rondônia – Unir, principalmente diante do agravamento da crise naquela instituição de ensino superior. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes a sessão ordinária de 26 de outubro de 2011.
De acordo com a proposta aprovada, a audiência pública deverá ser realizada no dia 7 de novembro de 2011 (segunda-feira, às 10 horas). Serão convidados para este evento, membros da reitoria, autoridades do Ministério da Educação, professores, dirigentes do Diretório Acadêmico e da Associação dos Docentes da Unir, além de representantes de 85 instituições públicas e entidades classistas.
Explica o deputado Hermínio Coelho, que mesmo sendo uma questão da esfera federal, não pode a comunidade rondoniense e em especial a Assembléia Legislativa assistir de forma passiva o agravamento desta crise, que já está provocando enormes prejuízos e inclusive comprometendo o ingresso de novos acadêmicos.
Destaca ainda o deputado: “Em 14 de setembro de 2011, os docentes e discentes, em assembléias de suas respectivas categorias, deliberaram pela greve exigindo melhorias de condições de trabalho e infraestrutura que passa desde a falta de papel higiênico até a construção do Hospital Universitário. No decurso da mobilização de greve, percebeu-se que a instituição padecia de problemas aquém dos pautados pelos comandos de greve.
Entretanto a reitoria da Unir divulgou em seu site oficial que 95% das reivindicações da pauta já haviam sido resolvidas. A audiência pública justifica-se pelo fato de reunir representações da sociedade civil e político e com isso possibilitar um debate qualificado para que se tenha uma compreensão das causas que levaram a paralisação e que perdura até a presente data”, disse ele.