Um projeto de lei complementar do Executivo Municipal de nº 573/2011, pegou de surpresa os moradores do distrito portovelhense de Mutum-Paraná. De acordo com o projeto, o distrito que hoje é conhecido como Nova-Mutum, seria rebaixado a condição de bairro do distrito vizinho de Jacy-Paraná, fato que afetaria diretamente os moradores do local.
Porém, o projeto, que de acordo com informações, estaria com votação prevista para a plenária desta segunda-feira (15) na Câmara dos Vereadores de Porto Velho, teve sua análise legislativa cancelada. O motivo seria que nenhum morador sequer foi informado de tal proposta.
Segundo alguns habitantes de Mutum-Paraná, a prefeitura devia no mínimo ter se preocupado em conversar com a comunidade, mas, não houve nenhum um trabalho informativo. Um grupo de cidadãos de Mutum-Paraná tomou conhecido do projeto de lei apenas no último sábado, e rapidamente se deslocaram até Porto Velho e estão durante toda essa segunda-feira (15) percorrendo os corredores da Câmara Municipal, tentando entender o motivo de uma proposta tão importante não ter chegado à comunidade diretamente interessada.
A pressão parece ter surtido resultados, já que no expediente da sessão legislativa da câmara de vereadores dessa segunda-feira, não constava a análise e votação do projeto. Fontes alegam que uma ligação do vereador Cláudio Carvalho ao prefeito de Porto Velho informando a situação, fez com que o prefeito solicitasse a retirada do projeto no expediente de hoje.
Representantes do distrito continuam na câmara municipal para assegurarem que o projeto não será votado sem o conhecimento da população.