BOLETIM – Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia

BOLETIM – Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia

BOLETIM – Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

BOLETIM – Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia

 

Engenheiros Florestais pedem apoio da Ale junto ao Governo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), o secretário geral da Casa de Leis, João Ricardo Mendonça e o deputado federal Nilton Capixaba (PTB) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (20) na sala de reuniões do plenário para solicitar a interferência do Poder para discutir junto ao governo do Estado a questão da produção florestal em Rondônia, bem como a possibilidade de criar uma autarquia vinculada a Sedam, denominada Serviço Florestal de Rondônia. Valter Araújo agendou uma reunião para o dia 28 deste mês, às 8h30 na sala de reuniões com as comissões de Meio Ambiente e de Agricultura da Assembléia com o sindicato e associação dos engenheiros florestais para apresentar projeto e criar um grupo de trabalho.

 Os engenheiros florestais estão reclamando da implantação do Documento de Origem Florestal (DOF) em substituição ao Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais de Rondônia (Sisflora), que era mais ágil e apesar de ser pago, o Estado recebia até nove vezes o valor investido no pagamento do programa. Os engenheiros florestais também reivindicaram a criação do Serviço Florestal de Rondônia, que seja vinculado a Sedam, mas que tenha autonomia administrativa e financeira para implementar a ação florestal no estado. “É preciso produzir floresta no estado de Rondônia”, afirmou o presidente da Associação Rondoniense dos Engenheiros Florestais (AREF), engenheiro florestal Joel Mauro Magalhães.

 Explicaram que Rondônia hoje tem mais de 400 engenheiros florestais, sendo que 30% atuam ativamente em consultoria florestal e que hoje o setor florestal emprega 45 mil pessoas, sendo que a pecuária emprega apenas 5 mil. Enfatizaram que Rondônia tem aptidão florestal e que no ano passado foram produzidos 4,2 milhões de metros cúbicos de madeira representando 37% da economia do estado. Destacaram ainda que há interesse em se instalar uma indústria de papel e celulose no estado, mas é preciso haver uma política florestal que viabilize o setor.

 Também solicitaram da Assembleia Legislativa que intervenham na questão do Plano de Cargos e Salários da Sedam, na contratação de mais funcionários, na questão da descentralização do órgão nos municípios que não está funcionando por falta de funcionários, dentre outros. O presidente da Casa, deputado Valter Araújo disse que já foi acordado com o Governo que o Plano de Cargos e Salários virá para apreciação da Assembleia no mês de agosto. O presidente encerrou a reunião enfatizando que a Assembleia Legislativa está à disposição para ajudar o setor no que for necessário.

 Igreja Luterana do Brasil é homenageada pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira

 Acontece na manhã desta terça-feira (21), Sessão Solene, de autoria do deputado Luizinho Goebel (PV), para homenagear os 40 anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Rondônia. O evento está marcado para começar às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, com um culto ministrado por um pastor da Igreja Luterana do Brasil.

 O deputado Luizinho é membro da congregação em Vilhena e por saber do trabalho de dedicação pela obra, solicitou a Casa de Leis a homenagem a Igreja. “Sabemos que essa atividade, esse ministério é um trabalho árduo, mas de grandes recompensas. Se dedicar a obra de Deus é gratificante, pois sabemos que é o desejo do Senhor”, destacou Luizinho.

 Ao falar sobre a história da igreja, o deputado fez questão de lembrar o início dos trabalhos da igreja em Rondônia na década de 70. Os primeiros pastores foram Evaldo Maron e Egon Eidam que vieram de Cuiabá para dar atendimento aos imigrantes luteranos. Em 1971 foi celebrado o primeiro culto luterano no, então Território Federal de Rondônia, na casa do Sr. Alfredo Strey, em Pimenta Bueno.

 Em 28 de Agosto de 1971, foi oficialmente fundada a primeira congregação luterana em Pimenta Bueno. No mesmo ano os trabalhos começaram em Espigão do Oeste e daí por diante não parou mais. Hoje a igreja luterana do Brasil tem trabalhos em mais de 30 cidades de Rondônia, entre elas: Alta Floresta, Alto Alegre do Parecis, Anary, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Castanheiras, Cerejeiras, Colorados do Oeste, Costa Marques, Espigão do Oeste, Itapuã, Jaru, Jí-Paraná, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Outro Preto, Pimenta Bueno, Porto Velho, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Domingos, São Francisco, são Felipe, Seringueiras e Theobroma.

 O deputado destacou ainda que, além disso, a Igreja Luterana também se preocupou com a educação regular, e seguindo um lema antigo, “ao lado de cada igreja, uma escola”, a igreja trouxe a escola Ulbra para Rondônia. Inicialmente instalada em Ji-Paraná, onde cresceu e se desenvolveu trazendo progresso científico para nossa região. Logo depois instalada em Porto Velho, que hoje atende mais de 1.500 alunos.

 Deputado Adelino prestigia vitória do time Ariquemes

 Adelino libera através de emenda R$ 150 mil para a cobertura das arquibancadas Gentil Valério

 O deputado estadual Adelino Follador (DEM), o prefeito de Ariquemes Márcio Raposo (DEM) e o deputado estadual Lorival Amorim (PMN) assistiram na noite de domingo (19), no estádio Gentil Valério, o Ariquemes eliminar o time da capital Genus, por 3 a 2. Ariquemes agora vai disputar a final do Campeonato Rondoniense 2011 com o Espigão.

 Para o deputado Adelino a torcida fez a diferença. “A população ariquemense está de parabéns por lotar o estádio e ser o 12º jogador da partida”, elogiou. Adelino demonstrou o seu apoio ao esporte.  “Estou destinando uma emenda de R$ 150 mil para a cobertura das arquibancadas do estádio Gentil Valério, proporcionando assim mais conforto aos torcedores”, afirmou.

 O parlamentar enfatiza que “investir no esporte seja ele qual for a modalidade, é muito mais que uma simples competição, é um dos caminhos para o desenvolvimento social e econômico de uma sociedade”. A primeira partida da final acontece domingo dia 26/06, em Espigão do Oeste.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS