A fruta está madura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O maior exemplo de consciência democrática e atitude republicana foi dado no último dia 5 pelos mais de 24 mil produtores e produtoras rurais de todo o País que se reuniram em Brasília - de forma pacífica e ordeira - numa mobilização histórica pela aprovação do novo Código Florestal. Foi a maior manifestação do segmento rural brasileiro em todos os tempos, e uma das mais importantes já vistas na Esplanada dos Ministérios.
O produtor brasileiro é o mais eficiente do mundo. Produz a melhor carne, o melhor arroz, a melhor soja, o melhor café, e tantos outros produtos de qualidade superior. Nossos produtos agrícolas abastecem os mercados mais exigentes, como Europa e Estados Unidos. Somos reconhecidos como o “Celeiro do Mundo”, graças a nossa capacidade e competência para produzir alimentos de qualidade e de forma sustentada. Dispomos da maior reserva de água doce do planeta. Temos terra abundante e tecnologia para produzir mais e melhor.
Entretanto, mesmo com todos esses fatores positivos, o nosso produtor – sobretudo o pequeno – se vê hoje amarrado por uma legislação caduca, ultrapassada, inadequada, sufocante e fora da realidade do País. Quem quer trabalhar e produzir, é tratado como bandido, e muitas vezes penalizado com pesadas multas, perda da propriedade e até prisão, em casos extremos. Vive-se uma total inversão de valores, onde um simples trabalhador é visto como ameaça, enquanto muitos desocupados são financiados pelo dinheiro público.
Mas há uma luz no fim do túnel. A solução está a caminho, e mais perto do que muitos imaginam. Ela virá com a criação de um novo Código Florestal. Depois de quase dois anos de discussão na Câmara, em que foram analisadas mais de 300 propostas sobre o tema, realizadas mais de 70 audiências públicas país afora e ouvidos todos os segmentos da sociedade, chegamos a uma proposta única: o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que trás avanços importantíssimos para a legislação ambiental, e está pronto para ser votado.
No dizer popular, temos uma fruta madura, no ponto de ser colhida. Ela dará um sabor novo, especial, para a vida do produtor rural. Com o novo Código Florestal, teremos segurança jurídica para o produtor, paz no campo, garantia do direito de propriedade, consolidação das áreas ocupadas, limites legais de utilização do solo, da água e dos demais recursos naturais mais claros e definidos e normas simplificadas e passíveis de serem cumpridas, o que dará a todos a tranquilidade necessária para produzir e viver bem.
Na Câmara dos Deputados, a votação deve ser concluída ainda este mês. Em seguida, a matéria vai para o Senado. A nossa bancada está unida e confiante de que o Congresso Nacional definirá essa questão, de uma vez por todas, até o início de junho. Assim, estaremos homenageando a todos os milhares de homens e mulheres que produzem a verdadeira riqueza deste país – que são os produtores rurais, especialmente aqueles que fizeram do 5 de abril de 2011 uma data a ser lembrada para sempre.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!