BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Cassol vai ao ministério da Agricultura em busca de recursos para exposições e confirma visita de senadores a Rondônia

O senador Ivo Cassol visitou na manhã desta quarta-feira (30) o ministro interino da Agricultura, Milton Elias Ortolan (o titular, Wagner Rossi, encontra-se em viagem ao exterior), em busca de recursos para serem aplicados nas feiras agropecuárias que aco

Da Redação

31 de Março de 2011 às 08:24

Foto: Divulgação

O senador Ivo Cassol visitou na manhã desta quarta-feira (30) o ministro interino da Agricultura, Milton Elias Ortolan (o titular, Wagner Rossi, encontra-se em viagem ao exterior), em busca de recursos para serem aplicados nas feiras agropecuárias que acontecem nos principais municípios do estado. “Além de conhecer pessoalmente o secretário-executivo, que é quem libera as verbas, fomos levar nossa preocupação com o agronegócio, e as exposições são um reflexo da força de Rondônia na agropecuária”, disse Cassol durante a visita ao ministro. Acompanhado do deputado federal Carlos Magno, Cassol mostrou ao ministro a evolução da agropecuária nos últimos anos e o crescimento bem acima da média nacional que Rondônia obteve nos últimos anos. Além disso, Cassol explicou ao ministro sua preocupação com o novo Código Florestal que está sendo discutido no Congresso, e que certamente irá beneficiar os produtores rurais de todo país.

O ministro garantiu apoio às reivindicações do senador e do deputado Carlos Magno e solicitou que as Associações encaminhem seus projetos básicos e pedidos de verbas para análise do Ministério, a fim de que não aconteçam atrasos nos repasses que forem aprovados. Prefeitos e conselheiros visitam Cassol.Os prefeitos de Castanheiras, Alcides Zacarias, e de São Miguel do Guaporé, Ângelo Fenalli, estiveram reunidos com o senador Ivo Cassol na tarde desta quarta-feira. Mesmo com as sessões do Senado suspensas, em virtude do falecimento do ex-presidente José de Alencar, Cassol aproveitou o dia para atender os prefeitos, vereadores e autoridades do estado. “Não é porque as sessões estão suspensas que deixamos de trabalhar, pelo contrário, nessas horas é que aproveitamos para ler os projetos, atender os representantes da população rondoniense que nos procuram aqui no gabinete”, disse Cassol.

Também estiveram no Gabinete os professores Adilson Siqueira e Walterlina Brasil, esta presidente da Associação dos Docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia – ADUNIR. Os professores entregaram a Cassol um dossiê com fotos e reportagens da lamentável situação em que se encontra a UNIR em todos os municípios onde atua no estado. Cassol se comprometeu a levar as reivindicações dos professores ao ministro da Educação para que sejam tomadas as providências cabíveis que a situação exige. “É inadmissível que isso aconteça com uma instituição tão importante para Rondônia como é a UNIR, vamos ao ministro da Educação para que os alunos, servidores e professores sejam tratados com mais dignidade”, afirmou o senador.

Comissão de senadores vem Rondônia no domingo para visitar usinas

Atendendo à solicitação do senador Ivo Cassol, uma comissão de 5 senadores virá a Rondônia no próximo domingo (3) para se reunir com trabalhadores, Governo do Estado, deputados e empresários das usinas de Santo Antonio e Jirau. Os senadores Blairo Maggi (MT), Jorge Viana (AC), Acir Gurgacz (RO), Valdir Raupp (RO) e Rodrigo Rolemberg (DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, serão recepcionados por Cassol em Porto Velho e visitarão os canteiros das usinas para conhecerem a real situação em que as obras se encontram, uma vez que existem recursos federais aportados no empreendimento.

Cassol sugeriu no início de março a visita dos senadores aos canteiros durante uma das reuniões da Comissão, no intuito de mostrar os erros cometidos, os problemas que as obras conjuntas causaram para a população de Porto Velho e também para que fossem detalhadas as compensações previstas no empreendimento, já que os senadores estão preocupados com os reflexos que a construção da usina de Belo Monte, no Pará, irão causar à população e ao meio-ambiente assim que as obras começarem. “Infelizmente não viemos antes, provavelmente o protesto que aconteceu em Jirau poderia ter sido evitado. Mas com certeza não irão repetir os mesmos erros nas próximas obras de grande porte”, disse Cassol ao comentar a visita.

Os senadores chegam no domingo à tarde, sobrevoarão o canteiro de Santo Antonio e às 18:00 horas irão se reunir com os trabalhadores das duas usinas no Hotel Rondon. Em seguida, às 19:30 horas, os senadores reúnem-se com os representantes da Usina de Santo Antônio. Para segunda-feira (4) está previsto um café da manhã com o governador Confúncio Moura e o prefeito Roberto Sobrinho, às 7:30 horas no Palácio Presidente Vargas, e em seguida os senadores irão ao canteiro de Jirau, onde visitarão as instalações que foram depredadas e reúnem-se com os diretores do consórcio construtor da usina.

Às 13:00 horas os senadores almoçam com os deputados estaduais e em seguida reúnem-se com os representantes do Gabinete de Gestão de Crise (Governo do Estado, Assembléia Legislativa, T.R.T., T.J., M.P., Polícia Federal, Exército e outros). Em seguida, às 15:00 horas, está prevista uma entrevista coletiva à imprensa no Plenário da Assembléia Legislativa com retorno para Brasília previsto para às 17:00 horas.

Segundo o senador Ivo Cassol, “esta será uma excelente oportunidade dos senadores virem de perto o que eu falei durante tanto tempo. Não podemos repetir os mesmos erros em Belo Monte, por isso fiz questão que eles viessem a Rondônia para ver de perto a realidade das usinas”, afirmou.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS