presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Valter Araújo (PTB) fez uma visita ao Procurador Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira na manhã de quinta-feira (03) onde reafirmou seu compromisso de manter um diálogo aberto com as instituições. Presentes ao encontro também estavam os promotores de Justiça Renato Grieco Puppio e Rosângela Marsaro, Secretário-Geral e Diretora do Centro de Atividades Judiciais (Caej) do MP-RO, respectivamente.
O presidente da Assembleia colocou-se à disposição do Procurador Geral para tratar de temas referentes aos poderes e declarou que vem acompanhando as matérias encaminhadas pelo Ministério Público que estão tramitando na Assembleia Legislativa, entre elas a mudança no Artigo 45 da Lei Orgânica do Ministério Público que trata das alterações nas prerrogativas do Procurador Geral, que passará a ter representatividade como chefe de Poder. Ivanildo de Oliveira explicou que essa formalidade já vem sendo cumprida, mas falta acrescentar na Lei Orgânica. Outra matéria de interesse do Ministério Público é a que autoriza a terceirização dos serviços de vigilância e limpeza para atender o órgão. O Procurador explicou que já foi feito um estudo que comprovou a redução nos custos em caso de terceirização, e que essa medida não vai afetar os servidores que já integram os quadros do MP. O deputado afirmou que vai dar prioridade a essas matérias, “os poderes precisam estar unidos para terem uma estrutura melhor de apoio a sua clientela, que é a população do Estado”, declarou o parlamentar.
Durante a reunião o deputado e o Procurador Geral conversaram sobre a situação da saúde, as metas colocadas pelo governo e o acompanhamento desse trabalho, que será feito tanto pelo Legislativo quanto pelo Ministério Público. O presidente da Assembleia disse que pretende marcar uma audiência para reunir com o governador, os presidentes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, o Procurador do Ministério Público e Assembleia Legislativa para fazer o que ele chamou de “ajuste”. Segundo Valter Araújo, o governador se comprometeu em realizar no prazo de 90 dias, a contar de sua posse, uma reunião com sua equipe para cobrar as metas que foram estabelecidas ainda em dezembro de 2010, “sabemos que começar um governo e conduzir a máquina administrativa é complicado, mas o Estado não pode parar. As pessoas não deixam de adoecer, as crianças não deixam de ir à escola e os bandidos não tiram férias. O governador precisa conhecer sua equipe e ver como ela funciona e por isso pediu esse prazo. Mas independente disso, estamos aqui para colaborar com o que for preciso”, destacou Araújo.
O Procurador agradeceu a visita e se colocou à disposição da Assembleia. Após o encontro, o deputado Valter Araújo seguiu para a Assembleia, onde recepcionou o vice-governador Aírton Gurgacz, que fez uma visita de cortesia ao legislativo.