A convite do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo participam do 2º ano do projeto Patrulha Eleitoral. O projeto é uma iniciativa dentro do programa Eleitor do Futuro, que tem por finalidade aproximar estudantes do Ensino Médio da realidade das campanhas eleitorais.
Os alunos participaram de palestras educativas, onde foram repassados conceitos de política, cidadania e incentivo à fiscalização dos candidatos em período eleitoral. Durante dois sábados, os Técnicos Judiciários Péricles Queiroz e Ramón Freitas estiveram com os estudantes fazendo treinamento e esclarecendo dúvidas.
O trabalho de patrulha deve ser feito diariamente. Em caso de constatação de irregularidades, os patrulheiros são instruídos a utilizar o Disk Denúncia, onde também há a oportunidade de realização da contabilização das ligações realizadas e das representações que delas decorreram.
O coordenador Péricles Queiroz salienta do foco de incentivo do patrulheiro.
“O projeto é de política e cidadania. Dentro dele, os novos eleitores são inseridos no contexto eleitoral com participação importante: de fiscalizar diariamente os atos de candidatos e profissionais de campanhas políticas”, explicou.
Ao todo, cerca de 113 alunos de nível médio, entre escolas públicas e particulares, são selecionados para participar da iniciativa. Após a seleção, são fornecidas fichas de inscrição, preenchidas pelos próprios participantes. Durante os trabalhos, é feita a divulgação do objetivo do projeto, para que políticos e candidatos envolvidos na campanha eleitoral estejam cientes da vigilância e participação popular incentivadas nas ações.
No dia 05 de Julho, os alunos da Unidade Jardim América receberão o Certificado de Patrulheiro, que conclui a participação do TRE na realização. A partir daí, fica a encargo dos jovens eleitores a promoção de campanhas limpas e eleitores conscientes.