A visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva ao estado de Rondônia, na última quinta-feira (12), foi produtiva para o Estado e a população do interior já começa colher “bons frutos graças a compreensão e a sensibilidade do governo federal para os problemas de região”. Serviu também para demonstrar o bom relacionamento do governador Ivo Cassol e o presidente petista.
Neodi esteve com Lula e seus ministros conhecendo o canteiro de obras da usina de Santo Antônio, na Capital.
Para Neodi, independente da cor partidária e ideologia política, Lula tem colocado pessoas competentes em seu governo que estão preocupadas com os problemas de Rondônia. Ele citou como exemplo de competência o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) “uma pessoa sensível que está preocupada com a preservação do meio ambiente e em busca de alternativas para o desenvolvimento sustentável da região”.
Aplausível, segundo o representante de Machadinho na Assembleia, a iniciativa do governo encaminhar para o Congresso Nacional a medida provisória que estabelece critérios para regularização das propriedades rurais na Amazônia.
Luz para Todos - Mas para Neodi, ainda é necessário alguns ajustes na administração petista. Citou como exemplo a deficiência do programa “Luz para Todos”, que deveria ser executado no Estado pela Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron).
“Infelizmente, esse programa ainda não saiu do papel em Machadinho. Por iniciativa nossa conseguimos mais de 16 tanques de resfriamento de leite para entregar às associações rurais, mas por falta de energia elétrica na zona rural, essas associações estão sendo prejudicadas e não podem receber o benefício”.