Porto Velho – O senador Expedito Júnior (PR-RO) vai questionar o Ministro das Minas e Energia Edson Lobão sobre a contratação do suplente de senador Sibá Machado que atualmente é representante de Rondônia no Conselho Administrativo do Consórcio Energia Sustentável do Brasil, “quero saber do Ministro Edson Lobão até onde vai o compromisso dessas empresas na contratação dos membros desse conselho e se elas são responsáveis por essas indicações”, declarou o senador.
Expedito Júnior também afirmou que esse tipo de interferência vai na contramão da política do Governo do Estado, “esse consórcio tem responsabilidade com Rondônia. Eles têm compromisso de utilizarem mão de obra e serviços local. Não tenho nada contra o Acre, absolutamente, mas essa é uma questão de soberania. Se a situação fosse inversa, tenho certeza que eles (os acreanos) ficariam extremamente aborrecidos. Precisamos valorizar nosso povo. Não tenho conhecimento sobre as qualificações do ex-senador, mas tenho certeza que em nosso Estado temos pessoas tão ou mais capacitadas que ele para nos representar”, disse Expedito Júnior.
O senador também pretende saber sobre a suspensão dos contratos da Camargo Corrêa com as empresas rondonienses, que aconteceu na última segunda-feira (26), “não sei os detalhes a respeitod esse caso, mas também vou cobrar uma postura a esse respeito. Nossos empresários precisam vir em primeiro lugar. Somos nós que estamos abrindo mão de recursos e belezas naturais para ajudar o Brasil com energia, portanto cabe a nós,que vivemos em Rondônia, recebermos as compensações sobre os prejuízos que estamos tendo. Me causa estranheza essa atitude, parece que é uma manobra orquestrada pelo Governo Federal para ajudar, mais uma vez o vizinho Acre. Volto a repetir, não tenho absolutamente nada contra o Acre ou os acreanos, mas fui eleito para defender meu Estado e disso não abro mão”, finalizou o senador.