Deputados mudam constituição para tentar manter governador no cargo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para tentar impedir a cassação do governador Ivo Cassol pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), os deputados estaduais de Rondônia aprovaram na noite desta terça-feira (18), em sessão extraordinária, a Emenda Constitucional 064/2008 para tentar impedir a saída do chefe do Poder Executivo estadual e também acrescentaram nova redação ao texto que trata da perda de mandato de deputados estaduais. Na PEC, enquanto as condenações não transitarem em julgado, nem o governador, nem os deputados podem perder o mandato.
Para favorecer o governadro, os parlamentares acrescentraram parágrafo único ao artigo 63 da Constituição estadual com a seguinte redação: "Artigo 63 - Parágrafo único. Não perderá o mandato o governador quando decretada a justiça eleitoral ou quando sofrer condenação criminal, enquanto não transitado o respectivo processo”.
A emenda constitucional, votada às pressas logo após o julgamento dos embargos de declaração interpostos pelo governador junto ao TRE, teve 17 votos a favor de sua aprovação e 7 ausências.
O Ministério Público Eleitoral já pediu ao TRE que julgue a emenda inconstitucional.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!