Mesário pode checar dados de eleitor em caso de dúvida de identificação

Mesário pode checar dados de eleitor em caso de dúvida de identificação

Mesário pode checar dados de eleitor em caso de dúvida de identificação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De acordo com as decisões do ministro, a orientação da jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral é que a documentação adicional só deve ser exigida, excepcionalmente, quando há circunstâncias concretas que conduzam, de fato, à possibilidade de utilização de título eleitoral por pessoa que não seja o eleitor titular. No entanto, nesses municípios, o ministro disse não ter encontrado indícios que poderiam justificar a fraude na identificação dos eleitores.

Dúvida

Além disso,  o ministro Felix Fischer afirma que, na hipótese de dúvida quanto à identidade do eleitor, o mesário deve observar o disposto no artigo 147 do Código Eleitoral, que disciplina que o presidente da mesa pode interrogar o eleitor sobre os dados constantes do título ou da folha individual de votação,  e pode comparar a assinatura do título com a feita em sua presença, anotando a ocorrência da dúvida levantada em ata.

Camaçari

Quanto ao pedido para apresentação de documentos na cidade de Camaçari, o ministro ressaltou ainda que as fraudes detectadas no alistamento de eleitores já foram sanadas, tendo em vista que houve revisão no eleitorado da cidade em 2002 e 2003, o que resultou no cancelamento de milhares de inscrições por falta de domicílio eleitoral.
 
O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Felix Fischer (foto), negou  pedidos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para que os eleitores dos municípios baianos de Lagoa Real, Camaçari,  Belo Campo e Gandu fossem obrigados a apresentar documento de identificação oficial com foto, além do título eleitoral, na hora da votação do próximo domingo (5).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS