Pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que o número de registros de candidatos homens que irão disputar o cargo para prefeito nas próximas eleições é quase dez vezes maior do que o de mulheres.
Dos 15.257 candidatos registrados até o último levantamento do tribunal – ocorrido ontem à noite - apenas 1.580 (10%) foram feitos pelas mulheres.
O atual quadro para os candidatos à vice também mostra maioria esmagadora por parte dos homens. De um total de 15.306 candidaturas, 12.981 foram realizadas por homens e 2.325 por mulheres. Esses números ainda podem mudar, uma vez que o tribunal ainda não terminou de contabilizar todos os registros de candidatura.
Apesar de ser minoria quanto ao número de postulantes a uma vaga às prefeituras municipais do país, a presença feminina será decisiva nas próximas eleições.
Levantamento do TSE também revela uma tendência que vem se repetindo desde 2000, em que a maior parte do eleitorado é composta por mulheres.
Dos atuais 130.469.549 de brasileiros aptos a votarem, mais de 67 milhões (51,7%) são mulheres e cerca de 62 milhões são homens.
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de eleitoras, responsáveis por 53,29% dos votos. Pernambuco, Ceará e São Paulo também se destacam com 52% de participação das mulheres nos números totais.
Apenas em cinco estados (MT, PA, RO, RR e TO), essa maioria não se confirma.