Tiziu pede construção de presídio em Ariquemes
Denunciando a situação de emergência do sistema prisional em Ariquemes, o deputado Tiziu Jidalias (PMDB), disse que o albergue da cidade se transformou num pequeno “Urso Branco” e que a comunidade que reside nas proximidades do albergue vive dias de terror. Segundo o deputado peemedebista, é urgente a construção de um presídio naquela cidade, já que o projeto já está pronto, faltando somente a iniciativa do Executivo.
Tiziu Jidalias disse que o albergue, que originariamente deveria ser apenas para a dormida daqueles detentos que estão se ressocializando, se transformou num mini-presídio e o que é pior, com elementos de altíssima periculosidade, transformando a vida da vizinhança num verdadeiro terror.
O parlamentar disse ainda que o albergue que tem uma capacidade de abrigo para, no máximo 60 pessoas, já chegou a abrigar 180 presos e que devido a essa superlotação crimes hediondos já foram cometidos dentro daquela unidade, inclusive com degolamento de presos.
Jidalias pediu a intervenção da Presidência do Poder Legislativo para que, junto ao Governo do Estado, reivindique a construção do presídio de Ariquemes, com capacidade prevista para 360 internos, o que viria até mesmo a desafogar o contingente prisional das cidades vizinhas.