PARTIDO POLÍTICO – 30 de abril é o prazo final para partidos prestarem contas

PARTIDO POLÍTICO – 30 de abril é o prazo final para partidos prestarem contas

PARTIDO POLÍTICO – 30 de abril é o prazo final para partidos prestarem contas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encerram no próximo dia 30 o prazo para os partidos políticos entregarem a prestação de contas anual, relativa ao exercício de 2007. Essa determinação consta no artigo 32, da Lei nº 9.096/95 – Lei dos Partidos Políticos. O balanço contábil do órgão nacional será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, o dos órgãos estaduais aos Tribunais Regionais Eleitorais e o dos órgãos municipais aos Juízes Eleitorais. A Justiça Eleitoral tem a atribuição de fiscalizar a escrituração contábil e a prestação de contas dos partidos e as despesas de campanha eleitoral. A escrituração contábil dos partidos políticos é necessária, pois permiti o conhecimento da origem de suas receitas e a destinação de suas despesas. Os balanços devem conter, entre outros, os seguintes itens: discriminação dos valores e destinação dos recursos oriundos do Fundo partidário; origem e valor das contribuições e doações; despesas de caráter eleitoral, com as especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios, e demais atividades de campanha. O partido pode examinar, na Justiça Eleitoral, as prestações de contas mensais ou anuais dos demais partidos, quinze dias após a publicação dos balanços financeiros, aberto o prazo de cinco dias para impugná-las, podendo, ainda, relatar fatos, indicar provas e pedir abertura de investigação para apurar qualquer ato que viole as prescrições legais ou estatutárias a que, em matéria financeira, os partidos e seus filiados estejam sujeitos. Os órgãos partidários que não apresentarem a prestação de contas ou esta obter desaprovação total ou parcial terá suspensas as cotas do Fundo partidário do ano seguinte ao do exercício analisado, a que fariam jus, e os responsáveis sujeitos às penas da lei, conforme consta no artigo 37 da Lei nº 9.096/95. Vale ressaltar que, em ano eleitoral, como o ano em curso, os partidos também ficam obrigados a prestarem contas mensalmente, durante os quatro meses anteriores e os dois meses posteriores ao pleito.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS