O aumento será aplicado de forma progressiva. No pagamento do mês trabalhado de fevereiro, os servidores recebem 2%. No pagamento de maio, mais 2%. Gerando um total percentual de 4,04%.
O secretário chefe da Casa Civil, Joarez Jardim, encaminhou no final da tarde desta segunda-feira(07), à Assembléia Legislativa a Mensagem do Executivo que trata da proposta para o aumento dos servidores do Estado. A partir de fevereiro, o funcionalismo público estadual terá mais de 4% de aumento, sendo aplicado de forma progressiva. Primeiro será concedido 2% no pagamento do mês trabalhado de fevereiro e depois mais 2% no pagamento do mês de maio.
A justificativa para se chegar a esse percentual, que estaria abaixo do esperado pela maioria dos servidores é a realidade econômica do Estado, afirmou o secretário. “O governador prefere trabalhar com uma margem de aumento certa, coerente com a realidade econômica das perspectivas do crescimento de Rondônia. Preferimos não contar com a suspensão da Dívida do Beron, pelo Senado Federal, pois ainda há riscos do governo tentar barrar essa suspensão”, explicou Jardim.
Joarez Jardim ressalta que, diferente de outras unidades da Federação que não concederam aumento, a começar pelo governo federal que já anunciou que não dará aumento aos servidores federais, somente através de uma política pública séria que trabalha enxuta, aplicando cortes devidos, é que Rondônia pode conceder tal aumento.
A votação do projeto deve acontecer antes do final da semana, disse o secretário, já que o governo convocou os deputados estaduais para o primeiro período de sessões extraordinária de 2008 que acontece de 07 a 10 de janeiro. O motivo seria a votação do aumento e mais sete projetos de interesse do Estado.