Frase do Dia
“O Estadão do Norte faz parte do patrimônio histórico e cultural do povo rondoniense” – Mario Calixto comemorando hoje 22 anos do Estão do Norte.
Pauta Política de 01 a 10
01-Uma boa lei:
Os deputados aprovaram emenda à Lei 1.762, destinando “preferência ao município” onde houver apreensão de madeira. A modificação proposta por Maciel e Tucura foi feita no primeiro artigo da lei de autoria de Alex Testoni que determina que madeiras apreendidas sejam destinadas à construção de casas populares, sedes de entidades sem fins lucrativos e obras sociais dos poderes públicos, após o processo transitar em julgado na Justiça, sem possibilidade de recursos. Gostei. Mas é preciso fiscalizar nas duas pontas do fato.
02-Pilon fazendo escola:
O prefeito de uma cidadezinha do interior a 48 km de São Paulo deve estar com o burrico na sombra. Araçariguama tem 10mil habitantes, uma cidade dormitório, e a população trabalha na capital. Sem ter mesmo o que fazer, o prefeito resolveu pensar e...bingo! Pretende mudar a letra do Hino Nacional, modificando o verso “Deitado eternamente em berço esplêndido”, para “Abençoado eternamente em berço esplêndido”. Se você acha que é parente do Cláudio Pilon que entregou Guajará-mirim a Jesus por decreto, está errado. Não é da família
03-Fundações pilantrópicas:
Uma pilha com 1.765 processos dorme no Ministério da Previdência Social com recursos administrativos formulados contra decisões do Conselho Nacional de Assistência Social . O órgão está pendurado no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Pela lei, o ministro da Previdência tem até 30 dias para julgar os recursos. Na prática o prazo chega até dez anos, beneficiando as entidades de pilantropia. Aproveitando, quando vai surgir um “roxo” para investigar o mesmo assunto aqui no estado? TCE, MP, ALE, CPI, etc? Que tal?
04-Separando o joio do joio:
Renan está novamente de férias do Senado. Segundo ele, o afastamento é para não misturar o seu caso com a prorrogação da CPMF. “Não dá para juntar alhos com bugalhos. CPMF é coisa totalmente diferente”, garante, mas mente como sempre. Com a licença anunciada, o senador reforçou os boatos de manobra, como acusa a oposição, para que o governo possa aprovar a prorrogação da CPMF sem o mal-estar causado pela crise Renan. São sete meses de crise, um desgaste monumental e tudo por um “Renan da vida”. Triste...
05-Pulando do barco:
O PTB decidiu por unanimidade deixar o chamado bloco de apoio ao governo. Pero no mucho. O PTB não fará oposição à base aliada e não fechará questão sobre a prorrogação da CPMF. A decisão é fruto do tratamento dispensado pela líder Ideli Salvati que destituiu da CCJ o senador Mozarildo Cavalcante. Mozarildo é contra a CPMF e votaria pelo relatório da senadora Kátia Abreu. Se na prática nada muda, abre um flanco para a oposição, na medida em que o PTB não fecha questão pró CPMF. É um novo complicador no já enrolado jogo.
06-Pará a caminho da ONU:
Surgiu, em Parauapebas, sudeste do Pará, outro caso semelhante ao da jovem de 15 anos presa com 24 homens em Abaetetuba. A polícia informou que transferiu para outra cadeia, uma mulher de 23 anos, presa por porte ilegal de arma, formação de bando e que dividia a cela com 70 homens. A governadora Ana Júlia disse não saber de nada e a ministra Nilcéia calou-se e por uma questão de justiça, Fátima Cleide foi a única mulher no Congresso que reagiu contra. A garota confirmou a violência. O que dirão hoje, a governadora e a ministra?
07-O não tão secreto pulo do gato:
Em reuniões secretas, a cúpula do DEM fez o mapa dos senadores que votarão contra a CPMF. São 35 nomes, dois além do necessário para derrotar o governo. Na lista 14 ‘demos’ 13 tucanos, o PSOL e sete da base governista. Ontem à noite, na surdina, Artur Virgílio e Agripino Maia, repassaram a planilha e traçaram a nova estratégia. Em vez de obstruir o trabalho legislativo, a oposição agiria para apressar a votação da CPMF, surpreendendo o Planalto. Mas o Planalto não está morto e prepara o contra-ataque. Acho que a CPMF passa
08-O rei da cizânia:
Chávez reuniu ontem, milhares de pessoas para apoiar a reforma da constituição. O objetivo da manifestação era neutralizar outra bem menor, de estudantes contrários à reforma Não houve confrontos, apesar dos atos terem ocorrido no mesmo horário e local. Os chavistas em sua maioria, beneficiários de programas sociais do governo.foram trazidos de ônibus de todas as partes do país. E ontem outra vitória de: A Câmara de Deputados aprovou o ingresso da Venezuela no Mercosul. Chavez não se cala e avança. Não se sabe para onde.
09-Alfinetadas:
O líder da bancada do PMDB no Senado, Valdir Raupp alfinetou um seu colega ao acusar um senador do PR de cobrar muito caro para votar a favor da CPMF. “Ele está pedindo o que o governo não pode dar.” Ontem, dois senadores do PR - Expedito Jr e César Borges - se negaram a almoçar com o ministro Mares Guia, no Palácio. Ambos devem votar contra a CPMF. “Nada que não possa ser revertido”, diz Raupp. Quanto à alfinetada, o cauteloso Raupp não revelou o destinatário. Fica assim então. Ninguém sabe nada sobre carapuças.
10-Oxigênio para o gás:
É grande a chance do Rio iniciar o novo ano com outra crise do gás, alerta o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman. O Operador Nacional do Sistema propõe acionar as termelétricas a gás mais cedo, para garantir o funcionamento das usinas hidrelétricas, ameaçadas pelo baixo nível dos reservatórios. Assim, a oferta de combustível para o abastecimento da população será reduzida. E nós aqui sem o gás e com a possibilidade de entramos no sistema nacional, via linhão. E você ai, parado. Gasoduto Já!
221107
leoladeia@hotmail.com