Eleição para estadual ainda é dúvida em Rondônia; "Só divulgaremos depois que sair o resultado do TSE", diz Gabriel Marques
Eleição para estadual ainda é dúvida em Rondônia; "Só divulgaremos depois que sair o resultado do TSE", diz Gabriel Marques
Ainda está indefinido o resultado oficial da eleição para deputado estadual em Rondônia. Candidatos como o deputado Carlão de Oliveira (PSL) e Guilherme Erse (PPS) ainda aguardam definição na Justiça. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espera decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) para divulgar oficialmente os vencedores.
*"No momento, ninguém pode dizer quem venceu, poderá haver mudanças", declarou o presidente do TRE-RO, desembargador Gabriel Marques.
*Carlão de Oliveira está preso no Centro de Correção da Polícia Militar, em Porto Velho. Ele foi detido durante a operação Dominó da Policia Federal com outras 22 pessoas, sob a acusação de corrupção.
*Gulherme Erse teve problemas com sua candidatura por ser genro do governador reeleito, Ivo Cassol (PPS). Ele não é casado oficialmente com a filha de Cassol, mas tem um filho com ela e vivem juntos. Ele nega o relacionamento.
*Carlão de Oliveira, mesmo preso, conseguiu quase onze mil votos ( o número pode ser maior, já que não foi divulgado oficialmente). Apesar de ter tido seus votos computados, seu nome não aparece na lista do TRE. "Só divulgaremos depois que sair o resultado do TSE", confirmou Gabriel Marques
*Até agora, caso não haja mudanças, dos 24 parlamentares que compõem a Assembléia, só conseguiram retornar seis deles: Chico Paraíba (PMDB), Mauro de Carvalho (PP), Marcos Donadon (PMDB), Neri Firigolo (PT), Neodi Oliveira do PSDC e Kaká Mendonça (PTB). Os quatro que retornaram, junto com outros 19, são alvos de investigações por corrupção. Mauro de Carvalho, por exemplo, foi preso no dia da eleição por compra de voto.
*A mudança na Assembléia foi resultado da onda de denúncias que varreu a Assembléia recentemente. Em fitas gravadas por Cassol, deputados pedem dinheiro para aprovar os projetos.
*Apesar das acusações, Carlão é querido na Zona da Mata de Rondônia. O deputado é responsável pela criação da Escola do Legislativo, onde servidores e seus familiares fazem cursos de capacitação profissional gratuitamente.