*Impulsionado pela forte aliança da coligação “Unidos por Rondônia” e pelo respaldo de lideranças expressivas na capital e no interior do Estado, o ex-prefeito de Ji-Paraná Acir Gurgacz (PDT) se vê fortalecido na reta final da disputa ao Senado pelo apoio de outras agremiações – como é o caso do PMDB em Porto Velho – e com isso já ganhou a ponta também na região metropolitana. “O nome de Acir neste momento também é beneficiado pelo voto útil, ou seja, está conquistando o respaldo daqueles eleitores que rejeitam o candidato chapa-branca”, observam os dirigentes pedetistas.
*Numa corrida de recuperação, já que a definição de sua candidatura ao Senado ocorreu depois que alguns candidatos já estavam em campanha, Acir já nas primeiras semanas despontaria candidato ao governo Carlinhos Carmuça e de mais lideranças de proa como Mauro Nazif, Miguel de Souza, David Chiquilito, Silvana Davis, além do atual prefeito do PT Roberto Sobrinho, o candidato ao Senado da coligação “Juntos por Rondônia” galgou, conforme sondagens recentes, a liderança na região metropolitana.
*Com ampla vantagem sobre os concorrentes na região central e alcançando a ponta na capital, Acir que já mantém uma situação privilegiada na Região da Produção, com o apoio do ex-senador Ernandes Amorim, e no Vale do Guaporé, onde tem o apoio do prefeito de Guajará-Mirim Dedé de Melo, intensifica sua campanha na Bacia Leiteira, Região do Café, Zona da Mata e Cone Sul, para encerrar sua campanha em Porto Velho nos últimos dias de campanha.
*Com humildade e agradecendo a confiança do eleitorado, Acir enfatizou a importância das alianças celebradas e o entusiasmo da militância que vestiu a camisa e foi às ruas: “Caminhamos para as eleições confiantes que temos as melhores propostas para servir nosso estado, ao mesmo tempo em que assumimos o compromisso de buscar a tão necessária conciliação política no estado”. Nesta reta final, Acir Gurgacz sabe que está sujeito a virar alvo de calúnias de todos os tipos. "Nós não vamos nos envolver em baixaria, nem vamos dar atenção a boatos. Temos a consciência limpa e sabemos que o povo é o dono do voto e vai fazer o que é melhor para Rondônia"