Adilson Siqueira desconhece Educação, diz Ivo Cassol
Em matéria enviada ontem à imprensa estadual, o candidato ao Governo do Estado, Adilson Siqueira (P-SOL) atacou, sem números, dados ou quaisquer documentos, a gestão do sistema de educação estadual, afirmando que a solução para a Educação em Rondônia é o ensino em tempo integral.
*Siqueira, que é professor de sociologia da Unir/PVH, condenou a arquitetura das escolas, afirmando que os atuais técnicos da Seduc desconhecem o processo de ensino-aprendizagem e imputando ao Governo do Estado a total responsabilidade pela baixa oferta de cursos profissionalizantes no Ensino Médio.
*Em resposta, a assessoria do candidato Ivo Cassol informa que a Lei Nº 5.154, de agosto de 2004, assinada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, que regulamenta a matéria, prevê que a educação profissional e suas diretrizes curriculares nacionais serão definidas pelo Conselho Nacional de Educação, e que ambas devem incluir a formação inicial e continuada de trabalhadores; a educação profissional técnica de nível médio; e a educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação.
*Em nenhum momento, a lei determina que é tarefa exclusiva do Estado a oferta de tais cursos, que são competência e obrigação compartilhadas pela União, os Estados e o Distrito Federal.
*Sobre o ensino em tempo integral, o próprio candidato Cassol afirma: “Não fabrico dinheiro, não faço milagre e nem tiro leite de pedra. O povo de Rondônia está ansioso para saber qual será a mágica a ser feita pelo sr. Adilson para custear esta modalidade de ensino”. Segundo Cassol, hoje há 10 100 professores no quadro da Seduc, que atendem a mais de 370 mil alunos. Para colocar em prática o projeto de Adilson, seria preciso dobrar o número de profissionais.
*Com relação à suposta arquitetura inadequada das escolas, é uma injustiça de Siqueira atribuir essa deficiência ao atual governo, uma vez que a maioria dos 336 estabelecimentos de ensino administrados pela Seduc nos 52 municípios foi construída há mais de 20 anos.
*Mesmo sendo obrigado a trabalhar com estruturas antigas, o Governo do Estado climatizou dezenas de escolas – foram 664 aparelhos de ar-condicionado adquiridos apenas em 2005, - reformou alas inteiras de salas de aula, instalou bebedores refrigerados, cozinhas industriais, equipamentos de TV e DVD, equipou auditórios e centros de multimeios com cadeiras, mesas, quadros-negros, recuperou e ampliou quadras esportivas, e colocou em funcionamento 71 laboratórios de informática. Sem contar o transporte escolar, os uniformes e as merendas, enriquecidas pelas 180 hortas em produção simultânea.
*Cassol lembra a Siqueira que Rondônia conta com uma Escola Técnica Federal, Família Agrícola, em Colorado do Oeste e que, em Ji-Paraná, está sendo construído um centro de Formação profissional com capacidade para 5 000 alunos, em parceria com o Governo Federal.