Senadora comemora envio da Fundeb à Câmara

Senadora comemora envio da Fundeb à Câmara

Senadora comemora envio da Fundeb à Câmara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A senadora Fátima Cleide (PT-RO) comemorou, da tribuna, o envio à Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição que cria o Fundo de Ensino Básico (Fundeb). A PEC, de autoria do Executivo, deverá substituir o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). *Fátima Cleide lembrou em seu discurso que a proposição é uma antiga bandeira do Partido dos Trabalhadores, cujos parlamentares a apresentaram há sete anos. Ela informou que o presidente Lula assinou a mensagem de encaminhamento da PEC na terça-feira (14), e manifestou seu contentamento com o envio da matéria ao Congresso, depois de "diversas audiências públicas e divergências entre a equipe econômica e Ministério da Educação". *A assinatura da mensagem ocorreu durante solenidade no Palácio do Planalto, em que a senadora esteve presente, quando diversas ações para a educação foram anunciadas. *A senadora Fátima disse que se de fato o Congresso se empenhar por uma agenda positiva, o Fundeb é uma delas. "O fundo irá englobar o atendimento à educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos. Sua maior virtude é universalizar o acesso à educação", destacou a senadora, que também registrou preocupações em relação às mudanças feitas no projeto. *"É preciso registrar a minha insatisfação com as alterações feitas em relação à proposta original, uma delas a que reduziu o percentual dos impostos para composição do fundo de 25% para 20%. Outra coisa, ainda indefinida, são as diferenciações de custo-aluno, prevendo-se diminuição dos referentes à pré-escola e creche", disse Fátima Cleide. *O ensino médio é um dos grandes gargalos da educação pública: enquanto já se atinge quase 100% a presença de alunos no ensino fundamental, menos de 50% dos adolescentes estão matriculados no ensino médio e apenas 9% dos jovens nas universidades. Na educação infantil, 10 milhões de crianças com idade entre zero e seis anos não freqüentam creches.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS