Amazonas - Propaganda irregular de Amazonino, Braga e Artur Neto é denunciada ao TRE
*O resultado de uma megaoperação do Ministério Público Federal, realizada durante todo o mês passado, para combater a propaganda eleitoral irregular, fez com que fossem denunciados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vários políticos e seus respectivos partidos, entre eles o ex-governador Amazonino Mendes (PFL), o governador Eduardo Braga (PMDB) e o senador Artur Neto (PSDB), acusados de fazer a denominada "propaganda fora de época".
*Na representação feita pelo procurador do MPF, Frederico Pelluci, além do senador Artur Virgílio Neto, são citados ainda o filho dele, o deputado estadual Artur Bisneto, a ex-deputada Beth Azize, e o próprio partido da qual eles fazem parte, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Está descrito no documento que a propaganda irregular foi detectada "na mídia do partido político no 1º semestre de 2006, nas inserções comerciais em DVD" em canais de televisão.
*O mesmo procurador, Frederico Pelluci, representa contra o ex-governador Amazonino Mendes, o deputado federal e pré-candidato ao Senado Pauderney Avelino, além do PFL, o partido político de ambos. O Ministério Público aponta que a propaganda irregular também foi constada em inserções de televisão.
*Tabela
*Já no caso do governador Eduardo Braga, a denúncia feita por Pelluci relata que "o Jornal Ganeel, distribuído no bairro de Educandos, veicula, em tese, propaganda beneficiando os representados". Ele explica se tratar de "propaganda fora do prazo estabelecido divulgando foto do governador, do vereador Chico Preto, e do programa Prosamim com o slogan 'A Nossa Felicidade é Você Feliz'", concluindo: "fere, dessa forma, o princípio da isonomia entre os candidatos". Além do governador, o procurador representa contra o jornal e contra o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Marco Antonio Chico Preto (PMDB).
*Mas, em outra representação, dessa vez assinada pela procuradora do MPF Luciana Furtado de Moraes, o PMDB é denunciado por propaganda "fora de época", no primeiro semestre desse ano, nas emissoras de rádio. Um dos membros do partido, o deputado Vicente Lopes, é denunciado por "envio de folder, contendo tabela de jogos da Copa do Mundo".
*O Ministério Público Federal também representou contra outro deputado do PMDB, Nelson Azedo, por causa da troca de votos por assistência odontológica.