*O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Edson Vidigal concedeu nesta sexta-feira uma liminar suspendendo as prévias do PMDB, marcadas para este domingo.
*O mandado de segurança, com pedido de liminar, foi ajuizado pelo deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE).
*Em seu pedido para suspender as prévias, ele alega que a maioria dos diretórios regionais vai estar fechado no domingo, o que invalida a consulta. Gomes diz ainda que as prévias não poderiam ter sido convocadas porque a última convenção do PMDB foi contestada na Justiça.
*Segundo o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), os advogados do partido já estão tentando cassar a liminar concedida pelo STJ.
*A maior preocupação da presidência peemedebista, no entanto, foi a última manobra feita pelos governistas. O deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) enviou da decisão do STJ para todos os diretórios regionais do PMDB avisando que as prévias foram canceladas.
*Além de tentar cassar a liminar, os oposicionistas correm agora para impedir que os diretórios cancelem as prévias.
*Além da liminar, os governistas conseguiram, segundo o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), que 12 dos 27 diretórios regionais não aderissem às prévias.
*Entre os diretórios que não vão realizar as prévias, independentemente da concessão da liminar, estão os do Pará, Maranhão e Alagoas. Todos são chefiados pelos principais caciques da ala governista: os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP), além do deputado Jader Barbalho (PA).