CASARA DISCUTE CONSTRUÇÃO DE PCH?S NO VALE DO GUAPORÉ
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Quando da visita feita pela Caravana do Desenvolvimento Sustentável, nos municípios de Guajará Mirim, Nova Mamoré e região da BR-429 até Costa Marques o deputado Hamilton Casara identificou os problemas existentes nas regiões e dentre elas a não oferta de energia com confiabilidade para ser ofertada a investimentos. Segundo Casara essa demanda pode ser implementada buscando a sustentabilidade entre as áreas protegidas e os serviços que podem ser ofertados para a região explorando todo o potencial existente naquelas regiões.
* O deputado salientou ainda que a utilização da água como fator de desenvolvimento, principalmente nas áreas de fronteira é de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura e o turismo, mas para isso é preciso fortalecer a ocupação das áreas de fronteiras com alternativas para o desenvolvimento.
*Ainda segundo o deputado o Projeto Calha Norte, em aliança com a Eletronorte e municípios, vai inserir o Vale do Guaporé na economia do estado através do aumento de ofertas de emprego e gerando novas rendas as populações locais. São ações de curto e médio prazo a serem iniciadas ainda este ano, diz. Para viabilizar essa ação o deputado Casara, através de emenda pessoal, vai disponibilizar recursos na ordem de quase três milhões de reais para serem executas nos municípios de fronteiras. O deputado discutiu ainda, com o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, apoio para realização das obras necessárias na BR-429 e o Projeto de viabilidade para a construção da ponte ligando o Brasil com a Bolívia através de Guajará Mirim. Essas ações, com certeza trarão dias melhores para a população do Vale do Guaporé, diz Casara.
*Dentro dessa proposta a Eletronorte deverá disponibilizar a construção de PCHs no Vale do Guaporé a serem implantadas nos Rios Pacaás Novos, abrangendo os municípios de Guajará Mirim e São Miguel do Guaporé (10), Cautário, município de Costa Marques (01), Ouro Preto, nos municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré (02) e finalmente Jaci-Paraná , nos municípios de Nova Mamoré com Campo Novo de Rondônia, (05), gerando aproximadamente 45 KW em áreas já foram identificadas pela Eletronorte.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!