Deputado Federal Cassara condena Cartel do Frigorífico e se alia a pecuaristas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Na década de 70, Rondônia apresentava uma população de 36.935 habitantes, Hoje, trinta anos depois são mais de 1.400.000 cidadãos que habitam o Estado. O rebanho bovino, por sua vez, chega a ultrapassar o montante de 10.000.000 de cabeças de gado, o que pode estabelecer uma relação de 7,5 cabeças/habitante. Com o consumo interno de aproximadamente 250 mil cabeças/ano, pode-se concluir que a solução para o imenso rebanho do Estado é trabalhar arduamente para o incremento das exportações. Com essas palavras o deputado Casara defendeu os pecuaristas e o Estado de Rondônia contra aquilo que vem sendo chamado de Cartel do Frigorífico. ?Não basta exportar, é preciso saber fazê-lo, a fim de que o Estado possa conquistar e manter os mercados, com competência e responsabilidade?, diz.
*Para Casara não é justo que, após anos de conquistas, de investimentos, de trabalho conjunto entre a Organização do Fundo Emergencial de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina ? (Sisbov), Agência Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e a participação dos governos federal, estadual e municipal e, fundamentalmente, o esforço conjunto das autoridades, empresários, produtores, comerciantes, associações, sindicatos, federações, técnicos e consumidores, que tem feito da pecuária rondoniense um sucesso crescente na economia estadual, algumas poucas pessoas se acham no direito de controlar prejudicando toda a economia do Estado.
*As políticas públicas, os instrumentos, as instituições, os técnicos e os produtores quando convergem esforços em prol do desenvolvimento da pecuária, conseguem avanços significativos que impulsionam o setor e é isso que o Estado tem feito. Entretanto essa crise que se abate acerca dos frigoríficos irá trazer enormes prejuízos para o Estado. Casara disse que já está fazendo gestão junto ao Ministério da Agricultura e que se solidariza com os pecuaristas nessa questão de tão grande importância para Rondônia. Casara parabeniza ainda o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Carlão de Oliveira e todos os deputados pela indicação para criação da CPI do Boi para apurar os verdadeiros responsáveis contra a economia e o desenvolvimento do Estado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!