Professores estaduais denunciam perseguição por parte da Seduc
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Casos de devolução de professores gabaritados, experientes e com formação plena foram registrados em várias escolas estaduais da capital e do interior. Sem o controle da situação e diante de um quadro de caos total, a SEDUC acaba lotando professores em áreas para as quais não foram habilitados.
*O presidente do SINTERO, João Duarte Pereira, disse que a direção do sindicato já recebeu inúmeras reclamações de professores de Matemática, Química e Física que estão sendo obrigados pela SEDUC a lecionarem disciplinas de outras áreas. ?Quem recusa outras disciplinas, mesmo que não tenha a habilitação exigida, acaba sendo punido pela Secretaria de Estado da Educação?, disse um professor.
*Em visita às escolas a direção do SINTERO verificou que vários professores foram retirados de seus postos de trabalho sem qualquer explicação. Na escola José Otino de Freitas, em Porto Velho, uma professora de Português foi devolvida porque recusou uma carga horária superior ao que é permitido por lei. Em outras escolas professores de Matemática foram retirados de sala de aula por não aceitarem turmas de Biologia.
*A partir das denúncias dos professores o SINTERO passou a buscar na Justiça os direitos desses profissionais. O primeiro resultado já foi obtido. No CENE, em Porto Velho, algumas professoras que foram retiradas de sala de aula e isoladas na escola obtiveram liminar na Justiça para voltar ao trabalho.
*Para a direção do SINTERO, a SEDUC está completamente sem rumo em suas ações. O secretário de Estado da Educação não consegue mostrar qual o resultado dessa política absurda. Segundo os diretores do sindicato, o que se nota é que a Secretaria vai levando ?na base do jeitinho? até terminar o mandato do atual governo. No entanto, quem perde com isso são os alunos, é a sociedade, pois, depois de quatro anos perceberá que nada foi feito pela melhoria da qualidade do ensino.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!