Uma reunião realizada nesta última semana entre representantes dos órgãos públicos responsáveis pela segurança do Carnaval 2026, em Porto Velho, definiu que a Polícia Militar irá proibir a decolagem e o voo de drones no perímetro destinado aos desfiles dos blocos carnavalescos.
A decisão tem como objetivo garantir a segurança dos brincantes e evitar qualquer tipo de imprevisto aéreo, especialmente em razão do helicóptero da PM/RO, que fará o sobrevoo da área nos momentos de maior concentração de público. A restrição abrange vias tradicionais do circuito carnavalesco, como as avenidas Pinheiro Machado, Carlos Gomes, Jatuarana e José Amador dos Reis.
A medida, no entanto, gerou insatisfação entre profissionais do audiovisual e produtores de conteúdo para redes sociais, que afirmam estar frustrados com a impossibilidade de registrar imagens aéreas material que tradicionalmente é compartilhado e utilizado na divulgação das festas de rua.
Vale destacar que o uso de drones em áreas com grande aglomeração de pessoas já é restrito e, em muitos casos, proibido pelo Regulamento RBAC-E nº 94 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Apesar disso, nos carnavais anteriores, a norma não foi fiscalizada com o mesmo rigor que será adotado neste ano pela Polícia Militar.
O Carnaval de Porto Velho começa oficialmente neste final de semana.