RONDÔNIA ALCANÇA ÍNDICE RECORDE DE 92% DE ESCLARECIMENTO DE HOMICÍDIOS E SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA NACIONAL
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), alcançou índice recorde de 92% de esclarecimento de homicídios, conforme o relatório 'Onde mora a impunidade?' (2025), elaborado pelo Instituto Sou da Paz.
O resultado consolida Rondônia como o segundo estado mais eficiente do país, atrás apenas do Distrito Federal (96%).
O levantamento considera esclarecido o homicídio em que pelo menos um autor é identificado e denunciado pelo Ministério Público até o fim do ano seguinte ao crime. A média nacional é de apenas 36%, o que evidencia a expressiva eficiência da investigação criminal em Rondônia.
O índice de 92% é o melhor desempenho da história do Estado, superando o recorde anterior de 2019 (90%), e reflete a atuação técnica e integrada entre a Polícia Civil, a POLITEC e o Ministério Público, com o uso de inteligência analítica, padronização dos procedimentos investigativos e fortalecimento dos SEVICs.
O Delegado-Geral de Polícia Civil destacou que o resultado é fruto de uma política de valorização profissional e investimentos contínuos do Governo do Estado de Rondônia, voltados à modernização da estrutura policial, ampliação de recursos tecnológicos e capacitação das equipes.
Com 92% dos homicídios esclarecidos, Rondônia reafirma seu compromisso com a vida, com a verdade e com a justiça consolidando-se como referência nacional em investigação criminal e enfrentamento à impunidade.