PROJETO: PRF Amiga dos Autistas promove informação e solidariedade sobre o Transtorno

O TEA impacta principalmente a comunicação, a interação social e pode provocar alterações de comportamento

PROJETO: PRF Amiga dos Autistas promove informação e solidariedade sobre o Transtorno

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu uma série de atividades em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado na última terça-feira (18/06). As ações fazem do projeto “PRF Amiga dos Autistas”, criado em 2023 para promover a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desde o início do projeto, foram realizadas reuniões com associações, atendimentos em comunidade, identificação de policiais diagnosticados com algum grau de autismo, interação com outros órgãos para a realização de projetos semelhantes, encaminhamento e aconselhamento de familiares de policiais, entre outras ações.
 
Em 2024, a PRF já promoveu diversos comandos educativos e outros eventos com o objetivo de levar ao público interno, aos usuários das rodovias federais e comunidade em geral informações a respeito das características das pessoas diagnosticadas com TEA. Com isso, a PRF espera contribuir para a reversão da visão negativa que ainda predomina em parte da sociedade sobre o tema. As ações do projeto PRF Amiga dos Autistas seguem ao longo de todo ano em conjunto com entidades parceiras.
 
Diferenças
 
Segundo o PRF Fernando Cotta, fundador e presidente de honra do Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB), é necessário compreender e reconhecer que pessoas com autismo não são doentes. “Elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas”, defende. Cotta, pioneiro da causa em Brasília (DF), dá nome à lei que institui a obrigatoriedade do Poder Executivo proporcionar tratamento especializado, educação e assistência aos autistas, independentemente de idade, em todo o Distrito Federal.
 
Um dos pontos altos dos eventos promovidos pela PRF em 2024 foi o Passeio Ciclístico da Inclusão, que reuniu mais de 13 mil pessoas no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília, no dia 20 de maio. Na ocasião, ciclistas de diversas localidades do DF e região do Entorno – cinturão formado por municípios goianos em volta da capital – participaram de várias atividades de lazer e visitaram uma exposição de viaturas e equipamentos da PRF, onde puderam interagir com os cães farejadores da corporação. Os participantes também puderam doar fraldas descartáveis, máscaras e luvas para um centro de ensino especial do Distrito Federal.

Galeria de Fotos da Notícia

PROJETO: PRF Amiga dos Autistas promove informação e solidariedade sobre o Transtorno

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS