VIOLÊNCIA NACIONAL: Rondônia tem a capital com 4º maior índice de assassinatos do país

Apesar de constar no Atlas de 2024, os dados que compõem a classificação são referentes as ocorrências registradas em 2022

VIOLÊNCIA NACIONAL: Rondônia tem a capital com 4º maior índice de assassinatos do país

Foto: Arquivo/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Publicado na última terça-feira (18), o Atlas da Violência de 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que Porto Velho é a quarta capital com maior número de homicídios no Brasil. Apesar de constar no Atlas de 2024, os dados que compõem a classificação são referentes as ocorrências registradas em 2022.

 

Segundo o relatório, a capital de Rondônia apresentou na época uma taxa de 47,6 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 21,7.

 

Porto Velho ficou atrás apenas de Salvador (66,4), Macapá (55,8) e Manaus (55,7). Fortaleza fecha a lista das cinco capitais com mais homicídios.

 

Por outro lado, Florianópolis registrou a menor taxa de homicídios naquele período entre as capitais, com 8,9 por 100 mil habitantes.

 

Rondônia também ficou entre os cinco estados mais violentos, com uma taxa média de 33,0 a 33,7.

 

Além de Rondônia, Amapá (41,8), Amazonas (43,5) e Roraima (41,8) também figuram na lista. Os dados foram baseados em ocorrências e registros de 2022.

 

Avaliações oficiais de Rondônia consideram que, os números da violência vem reduzindo diante das novas ações implantadas na Segurança Pública do estado, e que, grande parte das mortes registradas são de conflitos entre facções. De 2022 para 2024 já surgiram novos Batalhões de polícias especializadas. Os efeitos das mudanças aplicados devem refletir nos próximos relatórios do Atlas da Violência no país.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a eleição municipal deste ano vai ter 2° turno em Porto Velho?
Cadeirada Datena — Marçal; vale tudo no UFC das eleições?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS