SENTENÇA: Guiga é condenado a 18 anos de prisão pela morte de Ari Uru-Eu-Wau-Wau

No momento do crime, o indígena estaria embriagado e sem qualquer possibilidade de reação

SENTENÇA: Guiga é condenado a 18 anos de prisão pela morte de Ari Uru-Eu-Wau-Wau

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No início desta noite de segunda-feira (15), o Tribunal do Júri da Comarca de Jarú (RO), condenou a 18 anos de prisão em regime fechado João Carlos da Silva, conhecido como Guiga, considerado assassino do professor indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em 18 de abril de 2020.  O julgamento aconteceu na semana que o crime completa quatro anos e teve repercussão internacional.

 

Conforme investigação da Polícia Federal (PF), o crime aconteceu por motivo fútil e sem possibilidade de defesa, no bar de propriedade do Guiga, na Linha 18, em Tarilândia, distrito de Jarú. O indígena estaria embriagado e sem qualquer possibilidade de reação.

 

Após o assassinato, o autor teria retirado o corpo do local do crime e jogado numa estrada rural para desvirtuar a característica do homicídio. Um comparsa ainda não identificado teria ajudado na ação criminosa. De acordo com a investigação da PF, o corpo foi arrastado com corrente até um veículo e removido do local do crime.

 

Outro fator que foi apontado pela acusação feita pelo Ministério Púbico é que o autor do crime tentou atrapalhar o trabalho investigativo fazendo ameaças às testemunhas e familiares da vítima. O condenado João Carlos da Silva foi considerado pela acusação como perigoso e de comportamento frio, tendo histórico de denúncias de crimes ainda em investigação.

 

O professor e ambientalista Ari Uru-Eu-Wau-Wau era ativista e defensor da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau que sofre pressão de madeireiros e posseiros. Ari fazia denúncias de invasões e desmatamento ilegal na área e sofria constantes ameaças.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS