Criminosos queimaram caminhonete de liderança e ainda fizeram disparos de arma de fogo contra membros de povo indígena Zoró
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um ataque contra o povo indígena Zoró, cujo território está localizado na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, aconteceu no último sábado (30), mas as imagens só chegaram nesta terça-feira (02) ao Rondoniaovivo, por meio da ativista indígena Ivaneide Bandeira, a Neidinha.
Segundo ela, os Zoró foram atacados dentro da própria terra indígenas por madeireiros e invasores da área. Primeiramente, incendiaram a caminhonete do líder dos Zoró, Zan Zoró.
Em seguida, atiraram em direção à sua casa, mas por sorte, ninguém foi atingido ou ferido com os disparos.
“Eles não sabem dizer o nome do madeireiro, mas ele está lá dentro com trator e ameaçando os indígenas. Essa terra indígena está localizada no Mato Grosso divisa com Rondônia, mas é atendida por Rondônia. Eles pedem urgentemente que Funai, Ibama e Polícia Federal vão lá prender os invasores”, explica Ivaneide Bandeira.
De acordo com Neidinha, passados três dias do ataque violento contra os indígenas, nenhuma autoridade foi até o local.
“Até hoje não foram lá, mas o que se sabe é que os madeireiros continuam dentro da terra indígena como se fossem donos, sem temer nada e ameaçando os Zoró. Por sorte, ninguém foi atingido pelos tiros, porém me pediram para denunciar esse fato porque não estavam conseguindo serem ouvidos”, observou ela.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!