Números são de 2023, mas 10 animais foram resgatados recentemente em Porto Velho
Foto: Divulgação/Ibama
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em 2023, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou o resgate de cerca de 120 animais silvestres em Rondônia.
Desses, atualmente, 32 estão sendo cuidados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do estado, incluindo um filhote de anta e uma onça, ambos encontrados em áreas remotas de Rondônia.
Recentemente, em uma operação que investigava o tráfico de animais silvestres, o Ibama resgatou 10 animais, incluindo cobras, jacarés e iguanas.
Um indivíduo foi identificado como suspeito de tentar enviar uma jiboia pelos Correios de Porto Velho para São Paulo e foi encaminhado para prestar depoimento ao Ibama e à Polícia Federal (PF).
Segundo o superintendente do Ibama, César Guimarães, o suspeito enfrentará multas e será responsabilizado criminalmente por tráfico de animais.
"A posse e a captura de qualquer animal silvestre são terminantemente proibida. Não existe nenhuma licença para que um cidadão faça isso. Ele vai ser responsabilizado administrativamente com o pagamento de multas, multas pesadas, principalmente porque grande parte desses animais estão em uma lista de ameaçados de extinção. Mas além de tudo isso vai responder pelo crime de tráfico de animal, que aí já é uma responsabilização judiciária, em que esse senhor vai ser encaminhado à Polícia Federal e vai responder criminalmente".
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!