CAPACIDADE DE PAGAMENTO: Governo conquista nota máxima em avaliação do Tesouro Nacional

CAPACIDADE DE PAGAMENTO: Governo conquista nota máxima em avaliação do Tesouro Nacional

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Focado em transformar Rondônia em um estado mais próspero e com melhor qualidade de vida para a população, o governador Marcos Rocha conquistou para o Estado nota máxima na análise da Capacidade de Pagamento – Capag, pelo quarto ano seguido, segundo avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, divulgada nesta terça-feira (28). O que demonstra que em Rondônia há gestão responsável, segurança para instalação de negócios, e uma economia forte para gerar bem-estar social.
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o empenho em fazer o Estado referência nacional. ‘‘Rondônia conquista cada vez mais reconhecimento e indicadores que apontam o quanto avançamos para tornar a nossa população mais próspera e o nosso estado mais desenvolvido, a exemplo da nossa Capacidade de Pagamento, que é um indicador fundamental para avaliar a situação fiscal dos estados, e pela avaliação do Tesouro Nacional Rondônia está na melhor condição fiscal possível’’, destacou.
 
 
REFERÊNCIA NACIONAL
 
Rondônia, ao alcançar a nota máxima na Capacidade de Pagamento em 2023, coloca-se como um exemplo a ser seguido por outras unidades federativas, reforçando a importância do compromisso com a responsabilidade fiscal. Para Marcos Rocha, a conquista é fruto de um trabalho em conjunto e reforça a confiança em Rondônia como um ambiente econômico extremamente vantajoso.
 
O secretário de Estado de Finanças- Sefin, Luís Fernando Pereira, destaca: “Dentre os 27 entes avaliados, somente cinco alcançaram a nota A. É excelente para Rondônia estar entre os mais bem avaliados pela STN. Isso significa que o Estado mantém as condições de honrar todos os seus compromissos, o que é muito bom para o ambiente econômico e para atração de investimento”, afirmou.
 
 
CONFIÁVEL
 
A Secretaria do Tesouro Nacional analisa três quesitos para estabelecer a nota de cada estado: poupança corrente, liquidez do Estado e endividamento. Essa avaliação é referente ao ano de 2022. O Estado de Rondônia segue com nota máxima desde 2019. O sistema de notas do Tesouro Nacional para analisar a capacidade de pagamento dos entes varia nas notas finais de A até D, em que a nota*A* demonstra uma situação fiscal equilibrada positiva e D uma situação fiscal de risco elevado.
 
A avaliação da Capacidade de Pagamento oferece transparência aos cidadãos e investidores sobre a saúde econômica do estado. Esse feito ressalta a importância de práticas sólidas de administração financeira por parte dos estados e municípios, fortalecendo a confiança dos investidores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e equilibrado do país.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Ro Porto Pecas LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS