Desocupação de parque estadual já dura 12 dias na região
Foto: Divulgação/Governo de Rondônia
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segundo números divulgados pelas forças de segurança pública que atuam na Operação Mapinguari, já foram aplicados quase 25 milhões de reais em multas e 10 pessoas presas em flagrantes por crimes contra o meio ambiente e outros.
Veja mais
Ainda de acordo com os agentes, 2.027 hectares foram fiscalizados os 12 dias da Operação Mapinguari no Parque Estadual Guajará-Mirim. As ações realizam a retirada de invasores ilegais da área de proteção ambiental por determinação da Justiça.
O Governo do Estado ainda reforçou os números: até o momento foram inutilizados 140 barracos e a retirada foi concluída nas regiões do Bico do Parque, linhas 7, 8, 9, 10 e 31, Mata Burro e Capivari. Ainda restam as áreas conhecidas como Terra Prometida, Terra Roxa e Sorriso.
Ainda foram realizadas até o momento:
- 600 abordagens a pessoas e veículos;
- 165 comunicações de ocorrências;
- 37 autos de infração;
- 10 prisões em flagrante;
- 4 termos circunstanciados lavrados;
- 3 recuperações de motocicletas;
- 3 apreensões de armas de fogo;
- 1 apreensão de máquina pesada.
Segundo o comandante da operação, o tenente-coronel Adenilson Chagas, o trabalho envolvendo diversos órgãos e as negociações realizadas meses antes da desocupação contribuíram para a eficiência da operação.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!