O programa segurança rural é feito que junto com a sociedade e traz mais qualidade de vida aos moradores dessas áreas
Foto: Divulgação
Para dar mais segurança aos moradores da área rural de Rondônia, o governo do estado, por meio da polícia militar criou o programa que agiliza o atendimento de ocorrências por meio da tecnologia.
Esse programa acontece em parceria com sociedade civil organizada, através de uma iniciativa público privada e já está em operação desde o dia 6 de maço de 2023, em Porto Velho, no distrito de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia, trazendo mais celeridade ao atendimento de ocorrências nessas regiões distantes.
O governador, Marcos Rocha, ressaltou que o estado tem compromisso com a zona rural e que vai continuar trabalhando para garantir que cada produtor tenha um ambiente seguro para morar e desenvolver suas atividades econômicas.
“Nosso compromisso é oferecer tanto a área rural, quanto a urbana mais qualidade de vida, principalmente no quesito segurança pública, fazendo com que a polícia esteja ainda mais presente.” Disse ele.
A PM usa equipamentos modernos e coleta os dados dos moradores, das propriedades, dos funcionários e também realizam mapeamento de maquinários e equipamentos agrícolas. Os dados são lançados em um sistema e cada propriedade recebe uma placa de identificação, em caso de urgência, o produtor aciona a polícia, informa o número e a coordenada geográfica para agilizar o atendimento.
O Coronel Robson Brancalhão, comandante regional de policiamento afirmou que esse programa é inovador e inclui a participação dos moradores dessa região diretamente em contato com a polícia.
“O mapeamento das regiões, organização dos conselhos de segurança rural, a criação de grupos para troca de mensagens entre os vizinhos e eventuais pedidos de socorro são essenciais e facilita o trabalho da polícia na entrega de uma rápida ação de resposta.”
O programa segurança rural é feito que junto com a sociedade e traz mais qualidade de vida aos moradores dessas áreas.
O governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem acompanhado e dado o suporte necessário para que a polícia desempenhe de forma rápida e ágil o trabalho de combate ao crime. O Secretário da Sesdec, Felipe Vital, reforçou que além do atendimento às ocorrências de possíveis crimes na área rural, o dever do Estado é criar métodos que inibam e/ou evitem tais práticas criminosas.
“Nossa missão é entregar aos cidadãos segurança pública eficaz para que eles tenham tranquilidade para trabalhar, cuidar da família e de seus bens. O trabalho da polícia é, além de combater o crime, agir de forma ostensiva e preventiva, por isso o governo investe em tecnologia e equipamentos de ultima geração.” frisou Vital.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
Qual é a maior dificuldade no desenvolvimento econômico de Rondônia?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!