AFERRO: Operação da PF combate extração ilegal de madeiras em Terras Indígenas

Foram cumpridos 04 mandados de busca e apreensão em Espigão D’Oeste

AFERRO: Operação da PF combate extração ilegal de madeiras em Terras Indígenas

Foto: Assessoria PF

 

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 10/02/2023, a Operação Aferro, que visa desarticular associação criminosa envolvida na extração ilegal de madeiras de terras indígenas e em outros crimes ofensivos ao meio ambiente. 
 
 
As investigações revelaram que o grupo criminoso é responsável pela extração e transporte de madeiras ilegalmente extraídas das Terras Indígenas Roosevelt e Parque Aripuanã. Ainda, para o êxito da conduta criminosa, constatou-se que os investigados se valiam de sistema clandestino de comunicação (rádios amadores) para alertar aos envolvidos sobre a presença da polícia ou de eventuais fiscalizações ambientais. 
 
 
As medidas de busca e apreensão foram determinadas pelo Juízo Federal da Vara Única da Subseção Judiciária de Vilhena e foram cumpridas pela Polícia Federal no município de Espigão do Oeste/RO, que fica próximo das nominadas terras indígenas.
 
 
Os investigados poderão responder pelos crimes de furto, receptação e associação criminosa, todos previstos no Código Penal, além dos delitos previstos no art. 46 e no 50-A da Lei de Crimes Ambientais (transporte ilegal de madeiras e destruição de floresta nativa). Além desses crimes, os investigados responderão pelo delito de desenvolver atividade clandestina de telecomunicações, previsto no art. 183 da Lei de Telecomunicações. As penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão, além da imposição de medidas patrimoniais para reparação dos danos ambientais causados.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS