MENACIA: Operação da PF visa desarticular bando que ameaçava servidor do IBAMA

Operação “Menacia” cumpre 11 Mandados de Busca e Apreensão no estado de Rondônia

MENACIA: Operação da PF visa desarticular bando que ameaçava servidor do IBAMA

Foto: Divulgação

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15/12/2022), a Operação Menacia, cujo objetivo é desarticular um grupo criminoso envolvido com crimes ambientais e ameaças a servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
 
Quase 50 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia contra 11 alvos, sendo 09 pessoas físicas e 02 pessoas jurídicas do setor madeireiro, com domicílios em Extrema e Vista Alegre do Abunã, Distritos de Porto Velho/RO, e em Ariquemes/RO.
 
As investigações tiveram início em abril do corrente ano após o encaminhamento, por parte do IBAMA, de Informação Técnica dando conta de diversas ameaças de morte a servidor da autarquia federal após fiscalizações ambientais na região dos Distrito de Abunã e Vista Alegre do Abunã, aliada com representação do agente público ameaçado. 
 
Constatou-se que, além de ameaças de morte, os alvos orquestraram, sem sucesso, incêndio em caminhão de abastecimento do IBAMA e buscavam, por diversos meios, obstar ou dificultar a ação fiscalização do Poder Público no trato de questões ambientais. 
 
Os trabalhos investigativos também apontaram o envolvimento direto de alguns dos alvos com a recepção, aquisição, transporte e guarda ilegal de madeira.
 
Além da busca e apreensão, a Justiça Federal de Rondônia determinou também a indisponibilidade de bens de aproximadamente R$ 4.500.000,00.
 
Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, ameaça, recepção ilegal de madeira e obstrução de fiscalização ambiental, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados no decorrer das investigações.
 
O nome da operação é uma referência às ameaças perpetradas pelos investigados.

Galeria de Fotos da Notícia

MENACIA: Operação da PF visa desarticular bando que ameaçava servidor do IBAMA

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS