DUBIUM: PF e Ibama destroem balsas de garimpeiros em reserva e parque natural

A operação contou com a participação de 26 Policiais Federais e quatro agentes de fiscalização do IBAMA. Dois helicópteros foram empregados nas abordagens e no transporte de equipes

DUBIUM: PF e Ibama destroem balsas de garimpeiros em reserva e parque natural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Federal, com o apoio do IBAMA, deflagrou, entre os dias 7 e 9 de novembro, a Operação Dubium, com objetivo de reprimir a prática de garimpo ilegal no interior da Reserva Roosevelt e Parque Aripuanã.

A ação tem como foco a desativação de garimpos, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal, e a repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.

A operação contou com a participação de 26 Policiais Federais e quatro agentes de fiscalização do IBAMA. Dois helicópteros foram empregados nas abordagens e no transporte de equipes.

Ao final da ação, que durou 3 dias, foram inutilizados todos os bens dispostos diretamente nas atividades criminosas, como acampamentos (15), balsas (6), barcos (2), escavadeiras hidráulicas (2), motores grandes (23) e pequenos (6). A inutilização dos equipamentos foi feita para que não fossem reutilizados na prática do crime ambiental, uma vez que era inviável retirá-los do local.

A mineração ilegal produz diversos impactos ambientais e sociais, sendo uma das principais responsáveis pelo aumento do desmatamento, pelo assoreamento e contaminação de rios e nascentes (principalmente pelo uso do mercúrio).

A prática da extração ilegal de recursos minerais é tipificada como crime pelo artigo 55 da Lei n. 9.605/98 (lei de crimes ambientais) com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

As informações coletadas contribuirão para as investigações em andamento na Delegacia de Polícia Federal em Vilhena, bem como para programações de outras ações ostensivas com o objetivo de preservar as Terras Indígenas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS