FOMENTUM: Emendas parlamentares são alvos de operação da Polícia Civil

Entre os alvos, residências de assessores parlamentares, presidentes de federações e empresas que prestaram serviço

FOMENTUM: Emendas parlamentares são alvos de operação da Polícia Civil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), deflagrou na manhã desta terça-feira (22), a primeira fase da denominada “Operação Fomentum”, que visa o cumprimento de trinta mandados judiciais de busca e apreensão em residências e empresas nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, bem como o bloqueio judicial de valores disponíveis em contas correntes.
 
A ação é resultado de investigação de crimes de apropriação de recursos públicos por particulares, corrupção, falsificação documental e de associação criminosa.
 
São investigados os representantes de duas entidades esportivas, servidores públicos estaduais, assessores e ex assessores parlamentares e empresários.
 
 
Os elementos até agora amealhados indicam que, pelo menos no período compreendido entre 2017-2019, valores destinados por emendas parlamentares, por meio de Termos de Fomento da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel – para duas entidades privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de promoção de eventos esportivos, podem ter sido desviados em favor dos investigados, com vultosos prejuízos para o erário público.
 
Os vestígios coletados a partir das buscas auxiliarão na apuração dos fatos, a que se somará a utilização de outras técnicas especiais de investigação.
 
A operação conta com o apoio do Departamento de Estratégia e Inteligência da Polícia Civil – DEI, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – DRACO1, da Delegacia de Combate à Corrupção – Decor, além de Delegacias que compõem o Departamento de Polícia Especializada – DPE – e de Delegacias de Ji-Paraná e de Ouro Preto do Oeste.
 
O nome dado à operação, Fomentum, está relacionado aos Termos de Fomento celebrados pela Sejucel, a partir dos quais o dinheiro público foi destinado e desviado por alguns dos investigados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS