Centenas de integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) invadiram a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia, distante pouco mais de 500 quilômetros de Porto Velho e muito em breve deverá haver confronto entre os invasores e policiais militares. Isso porque um juiz de Porto Velho emitiu mandado de reintegração de posse da área, que deverá ser cumprido no prazo de 180 dias.
Jesuíno Boabaid, Presidente da Associação dos Familiares e Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (Assfapom), comentou sobre a futura atuação da Polícia Militar no cumprimento do referido mandado de desapropriação e acredita em novo derramamento de sangue durante conflito inevitável com os invasores. “É de conhecimento público que os membros da referida liga não medem esforços para enfrentar aqueles que têm o intuito de lhes retirar de determinada área invadida”, disse o presidente.
O Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Coronel José Hélio Cysneiros Pachá esteve cumprindo agenda no Cone Sul de Rondônia juntamente com os comandos gerais da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militares (CBMRO), além de representantes da Casa Civil, especificamente em Vilhena e Chupinguaia no último dia 30 de março.
Em entrevista para um site de Vilhena, Pachá afirmou que um juiz de Porto Velho já havia emitido mandado de reintegração de posse que deveria ser cumprido no prazo de 180 dias, porém, a intenção das forças de segurança do estado é retirar os invasores antes do prazo determinado pelo magistrado. O coronel disse ainda que, apesar de a intenção da PM ser resolver o conflito sem violência, os militares estarão preparados para revidar uma eventual “injusta agressão” por parte dos invasores.
Coronel Almeida, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, chegou a afirmar que a corporação estava com equipamentos e a tropa à disposição, prontos para agir na reintegração de posse da fazenda. A bandeira vermelha com as três letras LCP (Liga dos Camponeses Pobres) é, para os policiais, sinal de que haverá emboscada, com uso de armas de grosso calibre e todo tipo de conflito.
Boabaid relembrou o fatídico Massacre de Corumbiara, ocorrido em 9 de agosto de 1995, no Município de Corumbiara, que resultou na morte de 10 pessoas, dentre elas, uma criança de apenas nove anos e dois policiais militares. “Faço aqui um alerta ao Governador Marcos Rocha, Secretário de Segurança, Coronel Pachá e Comandante Geral da PM, Coronel Almeida, para que peçam apoio de forças de segurança preparadas para tal confronto, senão as mortes de militares serão inevitáveis. Nós, como entidade representativa, estamos alertando que as consequências desta ação ficarão na conta do Governador”, pontuou.
No ano em que houve o Massacre de Corumbiara, Coronel Pachá era o comandante do Comando de Operações Especiais (COE), atualmente Batalhão de Operações Especiais (Bope). A chacina ocorreu durante o governo estadual de Valdir Raupp (PMDB), que foi posteriormente eleito Senador por Rondônia.
Conforme informou Boabaid, os invasores que estão no local possuem treinamento de guerra e estão preparados para o confronto, e não medirão esforços para derrubar seus adversários. “Já que permitiram que eles (invasores) se agrupassem, ficassem nesse local e tomasse à proporção que está hoje, é necessário que informe ao Ministério da Justiça, chame o Exército e Força Nacional, porque a coisa pode tomar um rumo muito assustador”, disse Jesuíno Boabaid
O presidente da Assfapom comentou ainda que é necessário chamar o Exército e a Força Nacional para que deem apoio no cumprimento da referida reintegração de posse, afinal, os invasores dificilmente sairão de forma pacífica e ordeira. “Os policiais terão que revidar a injusta agressão dos invasores, e é preciso o apoio do Exército, que possui preparo para este tipo de enfrentamento. Associação está preocupada com a integridade física e funcional dos militares, pois o soldado, cabo e sargento, que estarão na linha de frente, serão mais penalizados”, afirmou Boabaid.
O presidente da Assfapom finalizou afirmando que, caso haja confronto e consequente baixa de policiais militares, entrará com pedido de impeachment e representação contra o governador Marcos Rocha. “Enquanto Deus me der vida, vocês (governador, secretário de segurança e comandante da PM) vão ter muito problema, tá? Muito problema. Vai ter pedido de tudo que é jeito, representação em tudo que é lugar. Se acontecer qualquer coisa com os policiais militares por irresponsabilidade, negligência, de querer cumprir algo que não tem condições de cumprir, e der algo errado, pode ter certeza que a Assafapom vai tomar todas as medidas legais”, finalizou o Jesuíno Boabaid.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos
são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até
que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao
analisar as reportagens.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!