Mais de 150 homens do Exército, Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e outras agências de preservação do meio ambiente estão trabalhando na região de Buritis, a 250 km de Porto Velho. A ação consiste em fiscalizar madeireiras que comercializam espécies nativas. Na manhã desta terça-feira,16, os fiscais fizeram levantamento no estoque de madeira de uma grande madeireira de Buritis.
Segundo o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Elias Rezende, a Sedam encontrou indícios de irregularidades no local, por isso a madeira foi alvo de fiscalização. O secretário explicou ainda que a Sedam e a Polícia Militar usam mapas de satélite para identificar áreas de desmatamento irregular em Rondônia. É a partir destes levantamentos que são programadas as fiscalizações em conjunto com o Exército, a Polícia Federal e outras agência.
O comadante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Lucina Lima, informou que a Operação Verde Brasil, que ocorre há mais de um mês na Amazônia, já aplicou quase 50 milhões de reais em multas por contrabando ou extração ilegal de madeira. Em Rondônia, o Exército vem atuando nas regiões de Candeias do Jamari, Ponta do Abunã, Cujubim e Buritis. O trabalho, inicialmente previsto para durar um mês, foi prorrogado pelo Governo Federal.