AGU pede acesso a inquéritos da Lava Jato para processar políticos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A AGU (Advocacia-geral da União) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) acesso a informações que podem embasar futuras ações de ressarcimento e improbidade administrativa contra políticos acusados de participarem do esquema de corrupção da Petrobras.
A solicitação foi feita pelo advogado-geral da União, Fabio Medina Osório, em diferentes despachos, endereçados nesta quarta (17) ao ministro Teori Zavascki, relator dos casos relacionados à Operação Lava Jato que tramitam no Supremo.
A AGU quer que o Judiciário compartilhe os inquéritos em que a Polícia Federal já concluiu a apuração e apresentou seu relatório final.
VEJA TAMBÉM:
LAVA JATO - STF pede abertura de inquérito contra Dilma e Lula
É o caso das investigações que tiveram como alvo políticos já denunciados pela PGR (Procuradoria-geral da República), como o casal de ex-ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo (PT) e dos deputados federais Nelson Meurer (PP-PR), Dudu da Fonte (PP-RN), Anibal Gomes (PMDB-CE) e Vander Loubet (PT-MS).
Nas petições, Osório pede para a AGU ser informada a respeito de apurações que "resultem na constatação de desvio, malversação de recursos públicos ou lesão ao erário", além de autorização para usar as provas produzidas em futuras "medidas judiciais de natureza civil e administrativa".
Procurada, a AGU esclareceu que está cumprindo regras obrigatórias de atuação "em defesa da probidade administrativa" e que está atendendo ao "encaminhamento de ofício da Polícia Federal e normas internas". Com informações da Folhapress.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!