Na tarde de sábado, 01/06, por volta das 17h, uma equipe do Sétimo Batalhão, com dois Policiais Militares, foi acionada a comparecer na Rua Cora Coralina, no Setor 11, em Ariquemes, onde estava ocorrendo uma briga entre dois homens.
No local, os policiais militares se depararam com dois homens se agredindo mutuamente com pedaços de paus, e uma terceira pessoa tentando separar. Foi solicitado que ambos parassem com a briga, tendo a vítima Antonio Vieira de Lima, 52 anos, parado e se afastado, quando foi surpreendido pelo infrator Francisco Rômulo de Lima Maria, 27 anos, que apareceu subitamente com uma faca de cozinha, onde em um golpe esfaqueou a vítima na altura do peito.
Em ato continuo, o agressor com os ânimos completamente alterados, correu na direção do Soldado PM Tonatto, com a faca em punho, momento que em legítima defesa da vida do Policial Militar e com a finalidade de cessar a injusta agressão, foi efetuado pelo policial e o seu companheiro de guarnição, um disparo de pistola de cada um, contra o infrator que resultou em dois ferimentos no tórax.
Imediatamente foi solicitado reforço policial e acionado o Corpo de Bombeiros e a equipe do SAMU para que prestassem os devidos socorros aos feridos, porém ao chegarem no local foi constatado os óbitos dos envolvidos. O local foi isolado e a Perícia da Polícia Civil realizou os trabalhos periciais. A Polícia Militar registrou a Ocorrência Policial nº 2155-2013, na 2ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
Foi apurado que Francisco Rômulo apresentava problemas com dependência química e psiquiátricos, inclusive, que o mesmo teria revirado toda a sua residência e quebrado vários objetos momentos antes da briga, sendo constatado o registro de 11 (onze) ocorrências policiais, na qual ele figura como infrator, sendo a última no dia 25/02/2013, quando foi preso pela PM, em Ariquemes, portando ilegalmente uma pistola 9mm.
Enquanto em relação a Antonio Vieira foi encontrada uma ocorrência policial de 12 de maio de 2007, na qual ele aparece como infrator de uma lesão corporal a faca contra o seu próprio filho.